segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Republicano McCain vai a Dilma por caças da Boeing


Da Agência Brasil

Brasília - Em visita à presidenta Dilma Rousseff, o senador norte-americano John McCain, do Partido Republicano, disse hoje (10) que tentará convencer o Congresso dos Estados Unidos a aprovar a “completa transferência de tecnologia” dos aviões de caça Super Hornet F-18, caso o Brasil decida comprar o equipamento produzido pela empresa americana Boeing. O republicano afirmou que o F-18 é a aeronave militar que detém a melhor tecnologia do mundo.

“Conversamos sobre a questão dos caças. Há uma preocupação sobre transferência de tecnologia. Vou voltar aos Estado Unidos e tenho a intenção de fazer com que o Congresso e o presidente [Barak Obama] ressaltem que haverá uma completa transferência de tecnologia se o governo do Brasil decidir pelo F-18”, disse McCain. “A tecnologia dos nossos caças foi provada que é melhor que as outras”, acrescentou o senador norte-americano."

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai renovar a frota de aviões supersônicos de caça e três fabricantes estão na concorrência: a francesa Dassault com o modelo Rafale; a americana Boeing com o F-18; e a sueca Saab, do modelo Gripen. No governo anterior, ficou clara a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo modelo francês, mas a FAB, em relatório oficial, prefere o modelo sueco. O equipamento da Boeing foi criticado justamente por causa do pacote de transferência de tecnologia, considerado insuficiente pela Aeronáutica.

O combate à violência também foi tema da conversa de McCain com a presidenta. Ele elogiou a ação da polícia do Rio de Janeiro nas favelas cariocas e a atuação brasileira no combate ao tráfico de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog