quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"O Brasil tem muito o que aprender com Pernambuco!", diz Ministro da Justiça


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve nesta quarta-feira (26) no Recife para conhecer um pouco mais da experiência exitosa do Pacto pela Vida (PPV), programa de combate à criminalidade do Governo de Pernambuco. Recebido pelo governador Eduardo Campos e por toda a cúpula estadual da área de segurança, o ministro participou da reunião semanal de monitoramento do Pacto realizada na Secretaria de Planejamento e Gestão. Cardozo e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, puderam assistir o funcionamento do modelo de gestão do programa pernambucano implantado em maio de 2007. Coordenador do Pacto, o sociólogo José Luiz Rattón fez uma explanação sobre a concepção do programa e os principais desafios enfrentados antes de torná-lo realidade. Em seguida, o ministro pôde acompanhar o sistema de cobrança de metas e resultados nas 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS) e uma apresentação do planejamento das ações para este ano.

Após mais de duas horas de reunião, Cardozo mostrou-se bastante satisfeito com o que viu. Declarou que já tinha muitas informações sobre o PPV e que, por isso, resolveu conhecê-lo pessoalmente: “O Brasil tem muito o que aprender com Pernambuco. Vou levar à presidenta Dilma (Rousseff) a impressão que tive. Pernambuco chegou a um nível que me impressiona muito”, disse o ministro, considerado um dos mais influentes junto à presidenta.
“Temos absoluta clareza de que não conseguiremos enfrentar a violência se nós não estivermos juntos em uma pactuação entre os poderes e uma profunda integração entre as forças policiais e Pernambuco nos dá uma lição a esse respeito”, completou Cardozo.

Para o governador, a vinda do ministro representa o reconhecimento à política de segurança pública de Pernambuco e abre portas para a troca de informações entre estados e União. “Nós temos muitas parcerias com o Governo Federal nessa área e queremos ampliá-las, aprender com outras experiências que existem no Brasil e poder também levar a nossa para esse grande esforço que o País tem feito de estruturar política pública na área da defesa social”, disse Campos.

Do Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog