segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hoje é o último dia de mandato de Marco Maciel, Roberto Magalhães, José Mendonça, André de Paula e Raul Jungmann


1- Hoje, 31 de janeiro de 2010, é o último dia de mandato do senador Marco Maciel (DEM) e dos deputados federais Roberto Magalhães (DEM), José Mendonça (DEM), André de Paula (DEM) e Raul Jungmann (PPS).

2- Esse quinteto tem história política em Pernambuco. Maciel foi secretário de estado, deputado estadual, deputado federal, presidente da Câmara, governador, senador, ministro de estado e vice-presidente da República.

3- De 1966 para cá, é a primeira vez que irá acordar sem estar investido num mandato político. Há um forte desejo das bases partidárias de fazer dele o próximo presidente nacional do Democratas mas ele só aceitará a convocação se for candidato único. Para o “bate-chapa” não irá.

4- Roberto Magalhães também é outro político importante da geração pré-64 que estará sem mandato a partir desta terça-feira.

5- Ele foi secretário de Educação de Nilo Coelho, vice-governador de Marco Maciel, governador (1983-1986), deputado federal e prefeito do Recife. É um dos homens públicos mais respeitados de Pernambuco por sua seriedade no trato da coisa pública e sua coerência política.

6- José Mendonça Bezerra está deixando a Câmara Federal após 11 mandatos parlamentares – três como deputado estadual e oito como deputado federal. Ele completou recentemente 75 anos de idade, mas ainda alimenta um projeto político: ser prefeito de sua terra, Belo Jardim, para coroar sua vida pública.

7- André de Paula é um jovem político do Democratas que sofreu um revés nas últimas eleições mas não deve deixar a vida pública. Já foi vereador no Recife, secretário municipal, deputado estadual, secretário de Agricultura (governo Joaquim Francisco), deputado federal e presidente estadual do PFL.

8- Raul Jungmann é outro deputado federal pernambucano que vai estar sem mandato a partir de amanhã. Ele foi secretário de estado no governo Carlos Wilson, presidente nacional do INCRA e ministro de Assuntos Fundiários no governo de FHC.
9- Como tinha uma reeleição difícil em 2010, aceitou a sugestão de Sérgio Guerra (PSDB) para ser candidato a senador na chapa de Jarbas Vasconcelos, mesmo sabendo que não tinha chance, a fim de “massificar” o nome visando à disputa pela prefeitura do Recife em 2012.

10- Jungmann é o mais “midiático” dos políticos pernambucanos na atualidade e mesmo sem mandato parlamentar não vai estar fora da imprensa nesses próximos dois anos. Muito pelo contrário. Sua principal tribuna será a presidência estadual do seu partido.

Do Blog de Inaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog