segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Procuradoria acusa políticos do TO de abuso de poder nas eleições


A Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins entrou no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com uma ação contra o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB); Raimundo Wilson Ulisses Sampaio, conhecido como Raimundo Palito (PP); Marcelo Miranda (PMDB); o ex-secretário estadual de Saúde Francisco Melquíades Neto; e o diretor-presidente da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, Edson Gabriel da Silva, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.

Segundo o Ministério Público, eles teriam convocado cerca de 1.300 empregados da empresa Litucera para reuniões políticas, nas quais foi veiculada propaganda negativa contra o então candidato a governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que venceu o pleito, e enaltecida a candidatura de Gaguim, Raimundo Palito e Miranda --que concorreram, respectivamente, a governador, deputado estadual e senador na última eleição. Apenas Gaguim não venceu o pleito.

Na ocasião, os empregados da empresa teriam sido foram moralmente coagidos a votar e promover essas candidaturas sob a ameaça de perderem seus empregos.

As reuniões teriam acontecido nos dias 23 e 24 de agosto de 2010, em Palmas, com fornecimento de transporte e alimentação para quem se deslocou de municípios do interior para a capital.

Os funcionários da empresa, embora convocados para participar de treinamento, teriam se deparado com um evento político, aberto por um vídeo com imagens de Siqueira Campos acompanhadas de mensagens depreciadoras do então candidato.

A Procuradoria pede a inelegibilidade dos políticos para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição de 2010, além da cassação do registro ou diploma dos então candidatos beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog