terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PTB entrega cargos


O retorno do prefeito João da Costa (PT) ao cargo aconteceu em mares revoltos. Apesar de exibir bom humor em eventos realizados durante a manhã, o petista foi surpreendido à tarde com a notícia de que o PTB iria entregar as duas secretarias que comanda na Prefeitura do Recife desde o início de 2009. A decisão foi anunciada pelo senador Armando Monteiro Neto, presidente estadual da legenda. O parlamentar garantiu não se tratar de ´rompimento político`, mas ressaltou que os secretários de Serviços Públicos e de Administração, respectivamente Isabel Viana e Fernando Nunes, iriam deixar o prefeito ´à vontade` para fazer as mudanças desejadas na PCR. O petebista também colocou a disposição os cargos de segundo escalão.

O gesto do senador petebista, coincidentemente, aconteceu após diversas críticas de bastidores ao desempenho de Isabel Viana, que substituiu o secretário José Humberto, também do PTB, em abril de 2010. A secretária vinha sendo ´fritada` há quase uma semana e aliados do petista chegaram a cogitar sua substituição pelo deputado estadual André Campos (PTB). ´Os cargos do primeiro e do segundo escalão do PTB estão à disposição do prefeito. Isso traduz nosso compromisso com a gestão`, declarou o senador eleito, negando haver insatisfações com o aliado.

Segundo Armando, o prefeito afirmou em várias entrevistas estar disposto a mudar o secretariado. Por isso mesmo, a entrega dos cargos era uma forma de ´deixá-lo à vontade`. ´Isso não é um rompimento. João da Costa reassumiu a prefeitura diante de novos desafios e tomamos essa iniciativa para que ele faça, inteiramente, o que ele quer fazer`, pontuou.

Embora o senador negue o desconforto com a posição de Isabel Viana, os sinais de sua insatisfação foram claros, segundo um parlamentar do PTB. De acordo com esta fonte, que pediu sigilo, se o clima entre os dois estivesse bom, o prefeito saberia da entrega das pastas antes da imprensa.

Porteira fechada

Outro ponto que incomodou bastante o PTB nos últimos dias, para este mesmo interlocutor, foi a cobrança política em cima de Isabel Viana mesmo sabendo que a secretária estava com o poder esvaziado. Esse petebista explicou que as três empresas ligadas à Serviços Públicos - CTTU, Csurb e Emlurb - são administradas pelo PT, duas delas nas mãos de pessoas ligadas ao ex-prefeito João Paulo.

Em entrevista ao Diario, João da Costa admitiu não saber da decisão de Armando Neto. O petista negou haver mal-estar em função da possível menção de André Campos para a pasta. ´Não posso comentar especulações`. No fim de semana, ele não confirmou a mudanças na pasta de Serviços Públicos, mas se fala que Carlos Muniz e Alexandre Sena, respectivamente da Emlurb e Csurb, também vão entregar os cargos.

Por Aline Moura - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog