quarta-feira, 14 de abril de 2010

Presidente do Supremo não é um juiz qualquer, desabafa Gilmar


Nos últimos dias de sua gestão que durou dois anos à frente da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes fez nesta quarta-feira (14) um profundo desabafo sobre as críticas que recebeu, ao longo do seu mandato, por marcar posição na mídia sobre questões polêmicas da sociedade, segundo informa o portal G1.

Mendes afirmou que o juiz só deve se manifestar nas decisões judiciais, mas lembrou que o cargo de presidente do Supremo demandaria uma atuação mais ampla. Ele vai repassar o cargo no dia 23 de abril ao colega e sucessor, ministro Cezar Peluso.

“Eu sei que o juiz só deve falar nos autos. Mas o presidente do Supremo não é um juiz qualquer. Ele não está falando sobre caso concreto, ele está passando uma orientação para todos os juízes. Muitas vezes, ele está falando sobre a Constituição. Prefiro falar antecipadamente e advertir quando há possíveis excessos do que ficar calado e ser responsabilizado por omissão”, afirmou Mendes.

Nesta quarta, ao falar de sua gestão, Mendes procurou valorizar sua passagem pelo comando da Suprema Corte: “Só discuti questões relevantes. O Judiciário sai maior nestes dois anos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog