
Começaram a ser instaladas hoje em Barreiros, Zona da Mata Norte de Pernambuco, as primeiras 200 tendas inglesas doadas a um grupo de ação humanitária do Rotary Internacional. Até o final do dia, oitenta e nove barracas devem ter sido montadas para começar a receber pessoas instaladas em abrigos improvisados na cidade.
As barracas, cada uma com 25 m2 e capacidade para abrigar até 10 pessoas, vão servir como casa para cerca de mil pessoas desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram o estado. As famílias ficaram no local até que as novas casas sejam construídas e poderão permanecer com as tendas.
As tendas fazem parte de um kit completo de sobrevivência para ser usado em casos de tragédias e que consta ainda de uma caixa de mantimentos, utensílios domésticos como pratos, copos, xícaras, talheres, fogareiro, cobertores e fogão. Feita de material resistente, as barracas podem servir de moradia por um período de até dois anos.
De acordo com o governador do Rotary, Francisco Leandro de Araújo Júnior, a meta é instalar três mil barracas e abrigar até 30 mil pessoas. Até agora mil barracas já foram doadas à instituição.O material chegou ontem ao Recife pelo vôo 151 da TAP e foi transportado até Barreiros com a ajuda de caminhões do Exército e de voluntários.
As chamadas shelterbox, ou caixa abrigo, já foram instaladas pelo Rotary no Haiti, Chile, Tailândia, Indonésia, Colômbia, China e na Coreia do Norte, quando esses países foram vitimados por enchentes, terremotos ou tsunamis.Até o dia nove de julho, os ingleses do Rotary vão coordenar os trabalhos com os desabrigados.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário