sábado, 10 de julho de 2010

A briga é de foice




No fim deste mês, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidato a governador, vai a Petrolina, onde tem como principais aliados o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) e o ex-deputado Osvaldo Coelho, que lidera o DEM no município, e que já definiu sua candidatura a deputado federal. A briga em Petrolina é de foice, considerando que o outro lado dos Coelho é liderado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que quer não só garantir a vitória do governador Eduardo Campos (PSB) no município, mas sobretudo reeleger seu herdeiro, Fernando Bezerra Filho (PSB), para a Câmara dos Deputados. Entre os petrolinenses, portanto, a eleição de outubro terá uma conotação não só estadual, mas também local.

Foi em Petrolina que Eduardo teve sua maior derrota na sucessão municipal de 2008, quando não conseguiu eleger o deputado Gonzaga Patriota (PSB) para a Prefeitura, que ficou nas mãos de Júlio Lóssio, com uma vitória inesperada e extraordinária. E esse foi um episódio amargo para o secretário Fernando Bezerra Coelho, que defendeu com unhas e dentes a candidatura à reeleição do ex-prefeito Odacy Amorim (PSB), mas foi preterido. O governador Eduardo Campos e, claro, a Executiva Estadual do PSB, presidida por Milton Coelho, não interferiram no diretório municipal do partido, que era controlado por Gonzaga Patriota.

Agora, Petrolina se prepara para um novo round eleitoral, entre os candidatos ao governo, Eduardo e Jarbas, e os candidatos à Câmara dos Deputados, Osvaldo Coelho e Bezerra Filho. Nas duas disputas, estão em confronto duas gerações diferentes de políticos: Jarbas e Eduardo de um lado e Oswaldo e Bezerra Filho, do outro. Na viagem que fará a Petrolina, Jarbas vai percorrer também outros municípios da Região do São Francisco, estando na agenda visitas a Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. O senador peemedebista tem grande densidade eleitoral na Região Metropolitana do Recife, e seu grande desafio é o interior do estado. São muitos os municípios onde a oposição perdeu o apoio de prefeitos que aderiram ao projeto de reeleição de Eduardo.

Por Marisa Gibson - Diário Político - 10/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog