domingo, 8 de agosto de 2010

STF e OAB questionam ministro doente, visto em bar no DF


Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e advogados cobraram neste domingo, 8, explicações do ministro do STF Joaquim Barbosa, que está de licença médica desde abril por causa de um problema crônico na coluna, mas foi visto em uma festa e num bar em Brasília no final de semana, conforme publicou hoje o jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com eles, Barbosa tem de resolver a sua situação: se fica no tribunal, trabalhando, ou se pede afastamento definitivo da Corte.

''Que se defina a situação'', afirmou o ministro do STF Marco Aurélio Mello. 'Eu acho que seria o mínimo de consideração com a sociedade, com o erário, com os seus pares, com o Supremo, que o ministro Joaquim Barbosa viesse a público dar uma explicação', disse o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Júnior.

''O Supremo tem 11 ministros, mas hoje está com 9 apenas (Barbosa está de licença e o ministro Eros Grau se aposentou na semana passada, dias antes de completar 70 anos, quando seria atingido pela aposentadoria compulsória)'', observou Ophir.Assim como Marco Aurélio Mello, outros colegas de Joaquim Barbosa no STF consideram que ele tem de resolver logo sua situação para que o tribunal encontre uma solução para os mais de 13 mil processos que estão em seu gabinete.

Um dos ministros defendeu que o Supremo se reúna, comandado pelo presidente Cezar Peluso, para tomar uma decisão institucional sobre o problema, que poderia ser a volta definitiva de Barbosa para o STF ou a sua aposentadoria.

Nota do Editor:Eu até que sou fã do Ministro Joaquim Barbosa, não só pelo seu jeito simples de ser e pela sua origem humilde, como também por sua altivez, equilibrio e determinação em que se baseia seus posicionamentos e seus votos, tendo o ápice naquela memorável discussão com o Minisro e então Presidente do STF Gilmar Mendes, em que disse:" Vossa Excelência não está falando com os seus capangas do Mato Grosso!Vossa Excelência não sai às ruas, ouça a voz rouca das ruas Excelência!Vossa Excelência envergonha o Poder Judiciário do País!"Tudo que ele disse é a mais absoluta verdade, porém ele não pode se furtar do seu dever como homem público e membro da mais alta corte de justiça do nosso País!Volta Joaquim, o Brasil precisa de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog