domingo, 8 de agosto de 2010

Pais e filhos juntos... em campanha!


Meninada é o grande reforço de candidatos, dentro e fora de casa.

Maria Eduarda, 17 anos João,16, Pedro,14, Jarbas, 19, Rodrigo, 18, Maria Cláudia, 23, Andréa, 20, e até o pequeno José de apenas cinco anos estão envolvidos de corpo e alma na campanha eleitoral deste ano. Ao contrário do que acontece com a maioria dos jovens brasileiros, o pleito de 2010 já está fazendo e fará, quando terminar, toda a diferença na vida deles. Seus pais estão disputando o Governo de Pernambuco, e apesar da correria de campanha, eles não deixam de estar com os filhos, que, por sua vez, estão nas ruas, agitando bandeiras e adesivando carros. Eles participam e, ao lado dos pais, estarão neste domingo, pedindo voto em algum lugar de Pernambuco. “É a forma que temos de estar ao lado dele, participando do que é importante para ele e passa a ser para nós”, explica Maria Cláudia, filha do deputado federal André de Paula (DEM). Nesta matéria eles falam de relacionamento, política e como não poderia deixar de ser, eleições.

Os quatro filhos do governador Eduardo Campos (PSB), Maria Eduarda, João, Pedro e José, participam intensamente da campanha do pai. Foi assim em 2006 e também durante os quatro anos de Governo. “A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Caxangá foi nosso alvo. Como passávamos muito por lá, comentávamos com painho o andamento das obras”, afirmam rindo, João e Maria Eduarda.

Maria Eduarda vai iniciar o curso de Arquitetura na Universidade Federal (UFPE) um dia antes do primeiro debate da televisão. João e Pedro estão cursando o ensino médio, querem ser engenheiros. O pequeno José, só tem cinco anos. Nenhum deles quer seguir a carreira do pai? “Ainda é cedo para afirmar. Tudo pode acontecer”, projeta João.

Eles esperam que a campanha do pai seja bonita, mas certeza, eles têm apenas de que será emocionante. “Este ano será emocionante pelo componente histórico”, diz Maria. Ela está se referindo à disputa contra o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que tenta o terceiro mandato e é pai de Jarbas Vasconcelos Filho, ou apenas Jarbinhas.

ADVERSÁRIO

Ao contrário dos filhos do governador-candidato, Jarbinhas - que está cursando Direito, mesma formação do pai - não descarta a possibilidade de um dia disputar um mandato eletivo. “Não estaria preparado para isso agora. Mas quando me sentir preparado, estudar, me formar, tiver experiência profissional, por que não?”, indagou. Jarbinhas está atuando como subcoordenador da Juventude 15, que lota o comitê do candidato oposicionista. Ele gosta de política, acompanha os noticiários. “A política me aproximou ainda mais do meu pai”, confessa. Depois dele no Senado, mesmo em Brasília, conseguimos estar mais juntos do que quando ele era governador, com uma rotina corrida”, diz.

No começo da corrida estadual, quando o senador ainda resistia à disputa, Jarbinhas deixou claro que era contra. “Como ele mesmo disse, essa não foi uma disputa que ele buscou. Tem algumas que buscamos e essa ele não buscou. Mas agora está animado, feliz e eu dou todo o meu apoio”, assegura. Hoje, os dois estarão caminhando juntos, para comemorar o Dia dos Pais, no Córrego da Areia, Grande Recife. “Caminhar com meu pai, principalmente no Recife, é muito bom. Emocionante. Ele é muito bem recebido, as pessoas tem carinho por ele. E eu fico feliz”, conta o garoto que começou a atuar na militância em 2008 na campanha do deputado federal Raul Henry para prefeito da Capital.


Por Bruna Serra-Folha de Pernambuco-08/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog