domingo, 29 de agosto de 2010

Marco Maciel rebate Lula


Numa das raras vezes em que deixou transparecer incômodo com provocações políticas, o senador e candidato à reeleição Marco Maciel (DEM) fez questão de responder às críticas feitas a ele, na última sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comício no Marco Zero. Conhecido pelo estilo discreto e avesso a declarações contundentes, o democrata procurou a imprensa na manhã deste sábado, durante um evento da oposição, para dizer que faz "política com 'P' grande" e que trouxe muitas obras para Pernambuco. Numa crítica ácida ao senador, Lula disse que Maciel "já era senador no tempo do imperador" e questionou a sua contribuição para o desenvolvimento do estado, dando a entender que ele não deixou obras importantes.

Durante uma visita ao Mercado de Casa Amarela, Maciel quebrou o seu protocolo particular para rejeitar o ataque do petista e reafirmar seu legado para Pernambuco. Ele aproveitou o final de uma entrevista do candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para emendar a seguinte observação: "É bom lembrar que numa sociedade democrática o juiz é o eleitor. O eleitor é quem escolhe. Tanto Jarbas quanto eu fazemos política com "P" grande, como dizia Joaquim Nabuco. Ou seja, fazendo política em termos doutrinários, com consistência, e também fazendo obras. Eu tenho aqui um elenco de obras que nós realizamos como vice-presidente da República", disse.

Com a ajuda de um pequeno pedaço de papel contendo anotações de obras, passou a relacionar diversas realizações no estado que, segundo ele, contaram com a sua rubrica. "São obras estruturadoras para Pernambuco, que talvez alguns não as conheçam e daí o equívoco (do presidente Lula) ao fazer certas acusações. Por isso, eu tenho a consciência tranquila. Estamos cumprindo, e bem, o nosso dever. Eu tenho plena convicção do que faço e do que fiz".

Apesar do gesto, ele não citou diretamente o presidente Lula nas respostas e preferiu não tecer comentários quando questionado sobre o que achou do discurso do presidente. O candidato fez questão de afirmar que foi responsável pelas seguintes realizações: emenda para ampliação do Metrô (segundo ele, paralisada pelo atual governo), recursos para Suape, dotação de R$ 400 milhões para o CRCN (Centro Regional de Ciências Nucleares), Adutora do Oeste, aeroportos (Recife, Petrolina e Fernando de Noronha), gasoduto, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Univasf (Universidade Federal do Vale São Francisco), além da atração de uma agência do Banco Central para o Recife.

O candidato a senador Raul Jungmann (PPS), que foi chamado de "menorzinho" pelo presidente no comício do Marco Zero, curiosamente teve uma reação menos enérgica do que de costume. "Você vê o princípio do preconceito, o princípio da discriminação, que é o mesmo preconceito, em outras esferas, que atinge a mulher, que atinge o negro, que atinge o gay, que atinge a quem é diferente. É algo absolutamente lamentável, mas aponta para o vem aí", opinou.

Do Diário de Pernambuco - 29/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog