quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Oposição vai acionar Dilma no TSE


BRA­SÍ­LIA (Folhapress) - PSDB, PPS e DEM vão in­gres­sar no Tribunal Superior Elei­toral (TSE) re­pre­sen­ta­ção con­tra a can­di­da­ta Dilma Rousseff (PT) e sua co­li­ga­ção por abuso de poder po­lí­ti­co e uso da es­tru­tu­ra do Estado para fins elei­to­rais. Os opo­si­cio­nis­tas afir­mam que a cam­pa­nha de Dilma usou a má­qui­na pú­bli­ca para ter aces­so a dados fis­cais si­gi­lo­sos de tu­ca­nos li­ga­dos ao can­di­da­to José Serra (PSDB).

O ad­vo­ga­do do PSDB, Ricar­do Penteado, disse à Folha de São Paulo ser “­ingenuidade’’ pen­sar que a cam­pa­nha pe­tis­ta não está en­vol­vi­da nas que­bras de si­gi­lo dos tu­ca­nos. “Isso tem uma co­no­ta­ção elei­to­ral. O que se ve­ri­fi­ca é o uso da má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va, abuso do poder po­lí­ti­co, em be­ne­fí­cio da can­di­da­tu­ra e da­que­les que estão no poder. Aí por­que a Justiça Eleitoral tem que se ocu­par em in­ves­ti­gar esse as­sun­to, in­clu­si­ve o en­vol­vi­men­to des­sas pes­soas, por­que é muito grave o que está ­acontecendo’’, afir­mou.

Penteado disse que a opo­si­ção vem en­con­tran­do di­fi­cul­da­des em ter aces­so às in­ves­ti­ga­ções, no âm­bi­to da Receita Federal, sobre as que­bras de si­gi­lo. A Corregedoria da Re­ceita Federal in­ves­ti­ga o aces­so aos dados fis­cais de Edu­ardo Jorge Caldas Pereira, vice-pre­si­den­te do PSDB.

“Só se con­se­gue aces­so a essa in­ves­ti­ga­ção com a in­ter­ven­ção da Justiça, o que mos­tra que essa re­sis­tên­cia em se apu­rar os fatos, em dar aces­so aos in­te­res­sa­dos e às pró­prias ví­ti­mas o que foi apu­ra­do, tam­bém é uma forma de usar a ­máquina’’. A opo­si­ção tam­bém vai à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir in­ves­ti­ga­ções sobre a vio­la­ção dos dados fis­cais.

Eduardo Jorge não foi a única pes­soa li­ga­da ao par­ti­do a ter o si­gi­lo fis­cal vio­la­do den­tro da Receita Federal. No mesmo dia, no mesmo lugar e de forma se­quen­cial, os dados de ou­tras três pes­soas pró­xi­mas a Serra e ao ex-pre­si­den­te Fernando Henrique Cardoso foram aces­sa­dos. Entre 12h27 e 12h43 de 8 ou­tu­bro de 2009 foram im­pres­sas as de­cla­ra­ções de Imposto de Renda do ex-mi­nis­tro Luiz Carlos Mendonça de Barros, do ex-di­re­tor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oli­veira e de Gregorio Marin Preciado, ca­sa­do com uma prima de Serra.

Para a opo­si­ção, as có­pias das de­cla­ra­ções do im­pos­to de renda de Eduardo Jorge (dos exer­cí­cios de 2005 a 2009) fa­ziam parte de um dos­siê or­ga­ni­za­do por um “grupo de ­inteligência’’ que atuou na pré-cam­pa­nha de Dilma - que nega todas as acu­sa­ções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog