domingo, 20 de fevereiro de 2011

Prefeito de Afogados decreta luto oficial pelo falecimento sábado, no Recife, do ex-prefeito e ex-deputado estadual Orisvaldo Inácio da Silva


1- O prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), decretou luto oficial por três dias,, a contar de hoje, pelo falecimento ontem, no Recife (Hospital Português), do médico, ex-prefeito e ex-deputado estadual Orisvaldo Inácio da Silva.
2- Orisvaldo tinha 73 anos de idade, era natural de Alagoinha, cidade próxima a Pesqueira, e foi vítima de peritonite (inflamação no peritônio que evoluiu para infecção generalizada).
3-Ele era casado com a professora aposentada e também ex-prefeita, Gizelda Gimões, e tinha dois filhos.
4- Orisvaldo se elegeu prefeito em 1988 pela legenda do PMDB, tendo como vice naquela ocasião o engenheiro Totonho Valadares (PSB), que acumulou o cargo com a Secretaria de Infraestrutura.
5- Em 1994 elegeu-se deputado estadual na chapa encabeçada por Miguel Arraes para o Palácio do Campo das Princesas. E renovou o mandato mais duas vezes.
6- O corpo do ex-prefeito e ex-deputado será velado neste domingo em Afogados da Ingazeira e amanhã será sepultado em Alagoinha.
7- “Ele era um homem bom, excelente médico e grande homem público”, disse o médico e ex-prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, uma das primeiras pessoas a chegar ao Hospital Português para levar suas condolências à viúva e aos filhos do ex-deputado.
8- O governador Eduardo Campos foi informado da morte de Orisvaldo quando se preparava para deixar sua residência, por volta das 22h do sábado, a fim de participar do “Bal Masqué” no Clube Internacional do Recife.
9- Orisvaldo e sua mulher, Giza Simões, comandavam as forças de Oposição em Afogados da Ingazeira ao atual prefeito, com quem o casal rompeu politicamente na eleição do ano 2000.
10- Naquela época, Totonho pleitou o apoio de Giza para tentar voltar à prefeitura (seu primeiro mandato foi de 1993 a 1996), mas ela, então prefeita, não pôde apoiá-lo porque era candidata à reeleição (e venceu o pleito). Aí se originou o rompimento.
11- Na eleição de 2010 Giza foi candidata a deputada estadual pelo PMDB e tornou-se majoritária no município com cerca de 9 mil votos. Essa votação a credencia a ser candidata em 2012 à sucessão do prefeito Totonho, que deverá ter como candidato o secretário de Articulação Regional José Patriota.

Do Blog de Inaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog