terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Assembleia de MT elege como presidente deputado cassado


Réu em 102 ações de improbidade administrativa e apontado pelo Ministério Público Estadual como o articulador de um suposto esquema que desviou mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos, o deputado José Riva (PP) foi eleito hoje, pela quinta vez, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Concorrendo com chapa única, Riva obteve 22 votos favoráveis dentre os deputados que tomaram posse na legislatura. Houve um voto contrário e uma abstenção.
Em discurso, o deputado cobrou uma relação "mais madura" entre os poderes, "sem omissão ou subserviência."

Cassado em julho do ano passado pela Justiça Eleitoral sob acusação de compra de votos e prática de "caixa dois" nas eleições de 2006, Riva voltou à Assembleia como o campeão de votos na eleição de outubro: 93.594 votos.

À Folha o advogado de Riva, Válber Melo, disse que todas as ações de improbidade administrativa propostas contra o deputado estão atualmente suspensas. "A defesa alegou a suspeição do magistrado, o que suspendeu a tramitação das ações." Sobre o número de ações, o advogado disse que seu cliente foi vítima de uma "medida ardilosa" por parte do Ministério Público. "O motivo das denúncias é um só, mas foi desmembrado em um pacote de ações." O suposto esquema foi operado entre 1999 e 2002, diz a Promotoria. O dinheiro da Assembleia era desviado, segundo as investigações, por meio de cheques pagos a empresas fantasmas. Para o advogado, Riva "nunca participou de licitações".

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ - Para Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog