segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

INALDO SAMPAIO : "ORISVALDO INÁCIO FOI UM GENTLEMAN DA POLÍTICA"


O ex-deputado Orisvaldo Inácio, que morreu sábado à noite no Recife e será sepultado hoje em Alagoinha, sua terra natal, representou junto com Antonio Mariano o município de Afogados da Ingazeira na Assembleia Legislativa durante 12 anos. Era um “gentleman” na acepção literal do termo e marcou sua passagem pela vida pública pela forma lhana com que tratava seus pacientes (era médico), seus adversários e correligionários. E era incapaz de cometer uma grosseria com quem quer que fosse.

A voz mansa e educada foi sua principal marca na Casa de Joaquim Nabuco e na prefeitura de Afogados da Ingazeira, que chefiou de 1989 a 1982 tendo como vice o atual prefeito Antonio Valadares Filho, o “Totonho”, que posteriormente se afastou dele por circunstâncias da política local. Totonho o sucedeu na prefeitura e foi sucedido pela esposa dele, Giza Simões. Mas se desentenderam na sucessão da sucessão (2000) e não mais se reconciliaram. Mas se respeitavam como adversários.

É possível que ele não tivesse a política na cabeça quando chegou a Afogados há 43 anos para exercer a profissão de médico. Mas influenciado pela esposa, de tradicional família de Alagoinha (é sobrinha do ex-deputado Padre Simões), tornou-se prefeito e depois deputado. O principal herdeiro do seu espólio eleitoral não será nenhum dos dois filhos, que se mantêm à margem da política. E sim a mulher que é suplente de deputado pelo PMDB e pré-candidata a prefeita no próximo ano.

Inaldo Sampaio - Folha de Pernambuco .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog