quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TSE suspende julgamento de registro de Cássio Cunha Lima


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quarta-feira (13) o julgamento sobre o registro de candidatura do ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele teve o registro barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com base na Lei da Ficha Limpa e recorreu da decisão,informa o G1. A suspensão ocorreu após um pedido de vistas do presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski. "É uma questão complexa, envolve vários fatos, várias decisões", justificou o ministro. O relator, ministro Aldir Passarinho, votou pela rejeição do recurso.

Se não tivesse tido o registro barrado pelo TRE, Cunha Lima teria sido eleito senador em primeiro lugar, com mais de 1 milhão de votos. A Justiça Eleitoral considerou nulos os votos obtidos pelo ex-governador. Vitalzinho (PMDB), primeiro colocado na disputa ao Senado no estado, obteve 869,5 mil votos.

Cássio Cunha Lima teve o registro impugnado porque teve o mandato de governador cassado pelo TSE por abuso de poder econômico e político. Ele foi acusado de ter distribuído 35 mil cheques a cidadãos carentes durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual.

Na semana passada, o julgamento foi adiado depois que dois ministros do TSE, Henrique Neves e Joelson Dias, se declararam impedidos de julgar o caso. Por isso, não houve quórum para decidir a situação do ex-governador. O caso entrou na pauta desta quarta, mas o julgamento acabou suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog