domingo, 10 de outubro de 2010

Dilma e Serra se enfrentam hoje na BAND, no primeiro debate do 2º Turno


Do Terra

Os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), estarão frente a frente, hoje, no primeiro debate televisivo antes do segundo turno das eleições. No evento promovido pela Band, os presidenciáveis poderão enfrentar questões que têm permeado as campanhas, como temas ligados a religião, aborto e liberdade de imprensa. Os pontos podem ter sido decisivos nos resultados registrados pelas urnas no primeiro turno. Cotada para ganhar o pleito em primeiro turno, Dilma chegou a afirmar que sua campanha percebeu tarde demais a onda de boatos junto ao eleitorado evangélico e católico. “Nós estávamos inocentes. A gente percebeu tarde demais, mas percebemos”, disse a candidata.

O candidato tucano negou que sua campanha tenha pautado a discussão sobre o aborto na campanha eleitoral. Segundo ele, o assunto surgiu por meio da população. “Os candidatos colocam as propostas para o Brasil, mas as pessoas colocam as perguntas. (O aborto) não é uma pauta fixada pelos candidatos, mas estou pronto em falar tudo o que eu penso. Eu sempre fui coerente”, afirmou.

Propaganda eleitoral
Na volta do horário eleitoral gratuito, as polêmicas continuaram a ser abordadas pelos dois candidatos. Nessa sexta-feira, Dilma abriu seu programa de televisão com um agradecimento a Deus. Já Serra destacou seu comprometimento com "valores cristãos". Escalado para combater os rumores na campanha petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez depoimento no programa da candidata. "Eu estou vendo acontecer com a Dilma o que aconteceu comigo no passado", disse. A defesa do tucano ficou sob a responsabilidade de um locutor. “Este é José Serra, que sempre condenou o aborto e defendeu a vida”, apresentou. Logo depois, em um estúdio, várias mulheres grávidas acariciavam suas barrigas enquanto uma voz ao fundo dizia: “A favor da vida e a favor do Brasil”.

Segundo turno
Segundo Dilma, a estratégia da campanha petista será a de promover o esclarecimento junto ao eleitorado religioso para rebater os boatos que circularam na internet, apontados como uma das principais causas para a eleição não ter acabado no primeiro turno. “Vamos fazer um movimento no sentido de esclarecer a população”, declarou. Outra tática petista tem sido a comparação entre os oito anos de Lula e a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), da qual seu adversário, Serra, fez parte.

O tom da campanha tucana para o segundo turno pôde ser observado durante a fala de Serra em evento de apoio a sua candidatura, em Brasília. Na ocasião, o candidato ressaltou a liberdade de imprensa, os valores cristãos e da família e resgatou o discurso de que as conquistas do atual governo se devem a um processo iniciado há 25 anos a partir da redemocratização do País. E, se no primeiro turno Serra centrou sua estratégia no destaque de sua biografia, a passagem do candidato pelo ministério da Saúde e em promessas como salário mínimo de R$ 600, no segundo turno ele tem recorrido à imagem de outro tucano renomado, o ex-presidente FHC. O objetivo é tentar neutralizar o discurso de Dilma de que o bom momento da economia brasileira se deve exclusivamente ao governo Lula.

Agendas
Em visita, ontem, à maternidade Amparo Maternal - que tem 70 anos de existência e é ligada à Igreja católica -, Dilma declarou que existe uma campanha orquestrada para que o debate eleitoral do segundo turno fique restrito a temas religiosos como o aborto e impeça a discussão de outros temas importantes para o País. A candidata, contudo, negou que a visita fosse uma estratégia de defesa contra os boatos de cunho religioso. No mesmo dia, Serra fez sua primeira visita ao Sul do País depois do primeiro turno. O candidato foi a Chapecó, oeste de Santa Catarina, onde venceu a rival por 45,77% dos votos válidos, contra 38,71% da petista. O presidenciável defendeu a "flexibilização" do Código Florestal. De acordo com o tucano, as regras devem levar em conta as diferenças regionais no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog