segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Derrotados nas urnas já pensam nas prefeituras em 2012

Derrotados nas urnas e com futuro político incerto, nomes importantes de DEM, PSDB e PT já articulam suas candidaturas a prefeito nas eleições de 2012, informa o portal Época É o caso dos tucanos Arthur Virgílio (AM) e Gustavo Fruet (PR). Derrotado à reeleição no Senado, Virgílio é o nome mais cotado para levar o PSDB à Prefeitura de Manaus. Também em terceiro lugar na disputa ao Senado, pouco atrás de Roberto Requião (PMDB), Fruet alcançou 2 milhões de votos e se tornou a aposta do partido para disputar a Prefeitura de Curitiba.

A exceção entre os derrotados tucanos é Tasso Jereissati (CE), que deve deixar a política, conforme anunciou. À frente do PSDB e ao lado do então aliado Ciro Gomes, Tasso dominou a política cearense. Mas brigou com Ciro e a coligação governista não só elegeu Cid Gomes (PSB) ao governo do Estado como abocanhou as duas vagas no Senado. E há Luizianne Lins (PT), prefeita de Fortaleza, que desponta como nova força política na região.

Só Serra vencendo

César Maia (RJ), do DEM, depende da vitória do tucano José Serra para sonhar com um futuro político. Após amargar a derrota dos nomes que tinham seu apoio nas eleições municipais de 2008 e ao governo estadual, em 2006, o ex-prefeito teve pouco mais de 11% dos votos na disputa ao Senado. Uma alternativa seria voltar à Prefeitura do Rio, onde os eleitores cariocas o mantiveram por 16 anos. Mas Índio da Costa (DEM-RJ), se Serra não ganhar, não abrirá mão da disputa no Rio.

Em São Paulo, a situação é um pouco mais confortável para o petista Aloizio Mercadante, que abriu mão da disputa pela reeleição ao Senado para disputar o governo do Estado, a pedido do presidente Lula, e perdeu. Apesar de o tucano Geraldo Alckmin ter vencido no primeiro turno, os mais de 8 milhões de votos obtidos por Mercadante podem levá-lo a disputar a Prefeitura de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog