quinta-feira, 10 de março de 2011

Depois do Carnaval, a vida volta ao normal!


Aos amigos leitores e colaboradores do Blog, estamos de volta, passado o período momesco, a vida tende a voltar a rotina diária, de trabalho, estudo e política claro. Mas como não poderiamos deixar de fazer, teceremos alguns comentários sobre o Carnaval 2011 de Pesqueira-PE. Vamos aos fatos:

1- Este ano Pesqueira recebeu uma quantidade de turistas acima da média, devido em grande parte à programação patrocinada pelo Governo do Estado, através da Empetur e Secretaria de Turismo, comandada pelo Deputado Estadual licenciado Alberto Feitosa(liderado político de Inocêncio Oliveira).

2- A Secretaria de Turismo pecou e muito quando devido aos escandâlos dos Shows em que esteve envolvida a FUNDARPE, em cima da hora faltando menos de uma semana para o Carnaval, trocou a empresa organizadora da festa pela EMPETUR, fato esse que desencadeou uma série de alterações na programação já previamente estabelecida, causando transtornos aos foliões e as Prefeituras que não tiveram tempo hábil em divulgar a programação oficial, haja vista a zona que foi a programação de Pesqueira, que deu aso à boatos e desmentidos. Ponto negativo para o Governo do Estado.

3- A posição do palco na Praça Dom José Lopes, mais uma vez a Prefeitura através da inabilidade do Secretário de Turismo Lenadro Tenório em negociar com a Diocese(leia-se Dom Francisco Biasin) coloca o palco em cima da Praça, beneficiando quem comprou camarote em detrimento da maioria da população que ficou espremida entre o palco e os camarotes. Se houvesse um pouco de diálogo e o comprometimento em manter um isolamento ao redor da Igreja Matriz, com certeza o Bispo cederia, como o faz no Circuito do Frio(Festa da Renascença). Será que a Prefeitura teria interesse? Ou só quer beneficiar "os poderosos"?

4- A falta de banheiros químicos suficientes para a demanda da população, ao meu ver 70 banheiros para toda Pesqueira no período de Carnaval é insuficiente, isso sem falar no fato que os mesmos não passaram por uma limpeza diária, o que tornou seu uso muitas vezes impossivél, dando razão para quem resolvia urinar nos becos da cidade!

5- O horário das atrações principalmente dos trios foi desrespeitado, e no mínimo inadequado para o bom andamento da festa. Há que se pensar numa forma de punir civil e administrativamente os donos de Bloco que não respeitem os horários, pois eles só entendem quando dói no bolso, assim como fazem com as Escolas de Samba no Rio de Janeiro.

6- O Polo Prado foi um verdadeiro caos, um festival de desorganização, eram barracas no meio da rua, onde deveriam estar livres para os blocos e trios passarem, donos de casa que isolavam a calçada, como se a mesma fosse sua propriedade particular. Em suma: a tão esperada organização do Carnaval do Polo do bairro do Prado ficou só no papel, mas como dizem de boas intenções o inferno está cheio e a Prefeitura de Pesqueira também!

7- A bagunça dos carros de som dos boyzinhos; além de não respeitarem os blocos que passavam, os carros dos boyzinhos foram liberados pelo Secretário Leandro Tenório, que com sua "visão" prestou um grande deserviço ao carnaval de Pesqueira, eu mesmo testemunhei quando em pleno horário do Lira da Tarde, uma saveiro vermelha com reboque iria atrapalhar a passagem do Bloco e eu interferi, solicitando a ajuda do Sargento PM Miranda, onde o mesmo prontamente nos atendeu e providenciou a retirada do véiculo do local.

8- O Conselho Tutelar ficou a desejar na coibição da venda de bebidas alcóolicas aos menores de idade, além do uso da loló, respingo que alguns acreditam ser lança-perfume, mas não passa de um produto químico usado em refrigeração. Não sabemos se faltou apoio por parte da Prefeitura, mas que o Conselho falhou, falhou!

9- A Vigilância Sanitária, se trabalhou no começo do Carnaval, no final afroxou, vi muita irregularidade nas barracas de comidas, não tive coragem de me alimentar na rua, só em casa, deve ter muita gente com infecção intestinal por aí.

10- Por último a politicagem por parte da Prefeita e do Vice-Prefeito, na terça-feira na hora que o Lira vinha passando em frente aos camarotes, pararam o trio e através do microfone sem fio, fizeram um discurso em homenagem ao dia internacional da mulher, mas com víes meramente eleitoreiro, a sorte deles foi que fizeram o discurso para sua própria platéia, ou seja para os que estavam no Camarote pois se estivessem em frente ao monumento do Centenário, teriam levado uma sonora vaia, festa popular não é lugar de discurso, que o diga João da Costa Prefeito de Recife que foi vaiado no Baile Municipal!

Bem esse foi o Carnaval de Pesqueira, nota 10 para os foliões e as equipes da PM, SAMU e Corpo de Bombeiros, mas pra Prefeitura foi um Carnaval DEZastrado e DEZorganizado!

Hugo Torres - Editor do Livre Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog