segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ninguém está acima de qualquer suspeita, diz Dilma sobre escândalo da Casa Civil


A candidata Dilma Rousseff (PT) disse no primeiro bloco do debate entre os presidenciáveis da TV Record, realizado na noite deste domingo, que “ninguém está acima de qualquer suspeita”, ao responder a uma pergunta do candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) sobre o escândalo da Casa Civil.

O candidato do PSOL provocou a petista, dizendo que a corrupção bateu na porta na Casa Civil por duas vezes, e que ela seria “incompetente ou conivente” com o caso. Ela respondeu que espera que as investigações sejam realizadas da forma mais célere possível para que os culpados sejam punidos.

O tucano José Serra declarou no primeiro bloco do debate que “ultimamente, parece que nos tornamos amigos de ditaduras”, referindo-se às relações entre o Brasil e o Irã. Plínio de Arruda foi aplaudido ao defender esta relação, alegando que o país é amigo dos Estados Unidos, que também seria uma “ditadura”.

Serra também atacou Dilma ao afirmar que as agências estão loteadas, se referindo especificamente à Anvisa.

A candidata Marina Silva (PV), ao ser perguntada por Dilma sobre o que achava das políticas do governo de geração de emprego, declarou que muitas pessoas estão trabalhando na informalidade, o que provoca vários problemas com a Previdência. Ela falou que vai lutar por trabalhos dignos e com mais benefícios.

Marina voltou a falar que vai fazer um plebiscito sobre a legalização da maconha e do aborto, e que confia na decisão da população brasileira para estas questões.

A candidata do PV também provocou Serra, ao lembrar que a gestão FH tercerizou muitos serviços, que levou a precarização e se o candidato seguiria esta linha. O tucano falou que nunca lutou “por terceirização que realmente não fosse necessária”, e ressaltou a questão dos cargos de confiança do governo Lula, que seriam ocupados por filiados ao PT e sindicalizados.

"Lula não é meu inimigo", declara Serra

No segundo bloco do debate na Rede Record de Televisão, o candidato à Presidência José Serra (PSDB), apesar de já ter feito várias críticas feitas ao governo federal durante o processo eleitoral, declarou que o presidente Lula não é seu inimigo, e que também não tem nenhum problema com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do mesmo partido.

"Eu não fui patrocinado por ninguém. Eu fui o candidato escolhido pelo partido em função da minha história, da minha biografia. Essa coisa do FH está mal colocada, eu falo o tempo inteiro das coisas que fiz no governo dele, e ele me deu toda a cobertura para trabalhos de grande interesse. (...) E o Lula não é meu inimigo. Eu não trato adversários como inimigos, como o próprio PT costuma fazer", disse o tucano.

A candidata Dilma Rousseff aproveitou a deixa para falar sobre a sua relação com o presidente, do mesmo partido:

"Ele (Serra) esconde o presidente que representa a experiência política do PSDB. Eu tenho imenso orgulho de ter participado do governo Lula e reivindico este governo como uma grande realização na minha vida", disse

Serra também foi perguntado sobre a campanha de 2002, quando uma atriz falou que tinha medo da possibilidade de Lula vencer as eleições:

"Sabe por que este medo não se justificou? O governo Lula não mudou o governo Fernando Henrique, aproveitou o que a política anterior tinha feito, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, o plano real", disse.

Marina comentou a resposta do tucano, afirmando que não participa desta polarização e ressaltou que ele e Dilma são iguais. A candidata do PV também comentou uma resposta da petista sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, falando que o projeto poderia adotar algumas medidas ecológicas, como obtenção de energia solar. Ela ressaltou que é possível desenvolver o país de forma sustentável.

Plínio acusou os veículos de comunicação de censurar os candidatos de esquerda. Dilma aproveitou e falou que respeita a imprensa, e que os jornais têm o direito de falar da sua candidatura, e ela vai se pronunciar quando achar necessário. Plínio disse que existe uma omissão por parte dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog