domingo, 26 de dezembro de 2010

Eduardo mudará a máquina administrativa

Na modificação, Pastas serão fundidas e desmembradas, como a de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente




Antes de definir os nomes para compor o novo governo, Eduardo Campos (PSB) vai definir mudanças na estrutura da máquina administrativa. A ideia é criar pastas e fundir outras sem gerar despesas, dando ao estado condições de atender as demandas que estão surgindo. Os principais focos são áreas da capacitação profissional, meio ambiente, cultura, infraestrutura e Copa do Mundo de 2014. Além disso, Eduardo precisa pensar no futuro. Especula-se o nome dele para a disputa presidencial, provavelmente no cargo de vice. Todos esses aspectos vão requerer do governador jogo de cintura na hora de escolher auxiliares com perfil que se encaixe no desenho político e administrativo da próxima gestão.

Comenta-se que Eduardo planeja a criação de secretarias ligadas ao trabalho, meio ambiente e Copa do Mundo, além de remanejar a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe) para a Cultura. As mudanças apontam, ainda, para a junção de outras pastas, entre elas, a das Cidades, na supersecretaria de Infraestrutura. À nova secretaria seriam incorporadas as áreas de abastecimento de água, urbanismo e estradas.

Já a Secretaria do Trabalho teria como foco principal a formação profissional em razão das indústrias que estão se instalado no estado, em especial no Complexo Portuário Industrial de Suape. Recentemente foram anunciadas uma siderúrgica e uma montadora da Fiat. Também preocupa o governador as demandas do Estaleiro Atlântico Sul e da Refinaria Abreu e Lima. Todos esses empreendimentos estariam colocando Pernambuco no limite da mão de obra local.

As questões ambientais devem provocar o desmembramento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. A nova pasta do Meio Ambiente seria criada com a missão de enfrentar problemas como o desmatamento da Mata Atlântica, a queima indiscriminada de lenha no Sertão do Araripe. Esses problemas, segundo uma fonte, estariam exigindo atenção especial do governo, inclusive com a definição de políticas públicas para o setor.

Em relaçãoà Fundarpe, Eduardo pretende tirar a instituição da Educação e incorporá-la à Cultura. Na avaliação de aliados, desde o início da gestão a área cultural ficou meio ´capenga` por manter esse tipo de formato. A ideia agora é fortalecer a Fundarpe, uma vez que, na Educação, a entidade ficava deslocada em razão do grande volume de atividades do setor educacional.

Na nova proposta de governo, Eduardo deverá seguir o exemplo de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, ao criar uma secretaria destinada aos preparativos da Copa do Mundo. Atualmente, os técnicos trabalham na finalização dos projetos estruturais. A segunda fase será de execução das obras da Cidade da Copa, que está sendo construída em São Lourenço da Mata.

Por Rosália Rangel do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog