terça-feira, 22 de junho de 2010

Eduardo: “Muito mais complexo do que construir é reconstruir”


“É uma situação de cortar o coração de qualquer ser humano. O que a gente assiste desde sexta-feira é mais do que um filme de terror”. Desta forma, o governador Eduardo Campos resumiu a situação de várias cidades de Pernambuco depois de mais um sobrevoo, realizado nesta segunda-feira (21/06), onde conferiu os estragos na cidade de Barreiros, Mata Sul do Estado.

Eduardo desceu na cidade, ouviu relatos dos moradores e levou palavras de conforto e otimismo à população. O município integra a lista das nove localidades mais atingidas pelas chuvas que estão em estado de calamidade pública. Ontem, o governador anunciou recursos da ordem de R$ 50 milhões para o início da reconstrução das cidades atingidas.

Para Eduardo, a hora é de contabilizar as perdas e prover os recursos para a reestruturação das cidades atingidas. Pessoas ainda estão sendo resgatadas e a limpeza das cidades já foi iniciada. A estimativa é que 69 pontes e cerca de 1449 km de estradas ficaram danificadas ou destruídas. Ao deixar Barreiros, a Celpe já estava no local para estabelecer o fornecimento de energia e com isso religar os serviços de comunicação e abastecimento de água no município.

O governador participou da reunião paroquial promovida pelo padre Gusmão, pároco de Barreiros. Prefeitos dos municípios vizinhos também compareceram ao encontro em um gesto de solidariedade. Na ocasião, o governador aproveitou para pedir a mobilização de todos os setores da sociedade. “As operadoras de celular precisam voltar a funcionar. Essas empresas privadas precisam nos ajudar a retomada da reconstrução”, afirmou o governador.

Um hospital de campanha será erguido em Barreiros. A decisão de foi tomada pelo Governo do Estado em parceria com a Aeronáutica. No total, são 54 municípios afetados. Desses, nove em estado de calamidade pública e 28 em situação de emergência. “Nós precisamos encontrar caminhos para a reconstrução. A sociedade civil, governos municipais, Estadual e Federal têm que trabalhar juntos porque este processo vai demandar muitos recursos e algum tempo”, falou Eduardo, convocando todos a fazerem doações.

Após a visita a Barreiros, o governador seguiu para Brasília, onde se reuniu, às 18h, com o presidente Lula para definir as ações e medidas mais eficazes para minimizar os danos com as chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog