domingo, 18 de setembro de 2011

Mesmo à sombra do PT, PCdoB cresce no estado

Por Aline Moura - Diário de Pernambuco


Partido está inserido no Movimento Estudantil em PE
Legenda saiu de zero para quatro prefeitos em Pernambuco.


Dissidente do PCB desde os anos 60, o PCdoB perdeu o estigma de comer criancinhas e entrou numa fase de crescimento progressivo, sem enfrentar os preconceitos do passado. Em 2012, a legenda vai chegar aos 90 anos “intrigada” do irmão comunista, mas com uma oportunidade maior de crescimento. O partido não chamou atenção na disputa de governadores, deputados federais e senadores. Mas vem ampliando o poder de fogo nas eleições municipais. Em 2004, o PCdoB tinha 10 prefeitos e 272 vereadores. Em 2008, pulou respectivamente para 42 e 612, praticamente o triplo, somando-se a média.

Se o PCB não elegeu nenhum prefeito no país na corrida eleitoral passada, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PCdoB está em outro ritmo. Visto como um dos principais aliados do PT no Brasil, desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, os comunistas do Brasil encontraram um lugar ao sol – ainda que não seja o sol do meio-dia.

A legenda é vista como “nanica” na Câmara dos Deputados e, para se ter uma ideia, só elegeu um representante federal por Pernambuco em 2010, a deputada Luciana Santos. Mas o partido tem o ministro de Esportes, Orlando Silva, e Aldo Rebelo, que foi presidente da Câmara dos Deputados de 2005 a 2007.

De 2004 para 2008 a legenda praticamente não ampliou o número de chefes executivos municipais em Pernambuco, saindo de 3 para 4. Contudo, o ex-secretário de esportes estadual e integrante da executiva comunista, George Braga, ressalta que, em 2000, o PCdoB tinha “zero prefeito”. “Hoje temos quatro e participamos de dois governos importantes”, observou.

Donos

É verdade que outros partidos cresceram mais em Pernambuco, a exemplo do PT e do PSB, ambos mais populares. Porém, o PCdoB passou muitos anos na clandestinidade e a história política, marcada pelo símbolo da foice e do martelo (união dos proletários e camponeses), termina impondo um filtro maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza