domingo, 18 de setembro de 2011

Disciplina é marca do partido

Deputado Estadual Luciano Siqueira

O PCdoB não é do tipo que provoca dores de cabeça aos aliados. Ao longo dos últimos anos, o partido sempre aceitou o papel de coadjuvante nas eleições, seja ao lado do PT ou do PSB. A capilaridade eleitoral conquistada também não permitiu muita independência, mas a disciplina é uma das características do PCdoB. Para quem ainda duvida, vale lembrar que a deputada federal Luciana Santos era o nome favorito da presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar o ministério dos Esportes, mas aceitou a escolha da sigla por Orlando Dias sem queixas públicas. Por outro lado, o vereador recifense Vicente André Gomes (sem partido) foi expulso da legenda por não acatar decisões partidárias e ausentar-se dos debates na sigla.

 Desde 2000, quando o PCdoB elegeu Luciano Siqueira na vice do então prefeito do Recife, João Paulo, é raro ver atritos entre os comunistas e as legendas da base. Quando eles se incomodam, dificilmente o assunto vasa nos jornais. Luciano, inclusive, sempre foi mediador entre João Paulo e o prefeito João da Costa, que estão rompidos. O deputado integra a turma do “deixa disso”, embora tenha suas preferências.

Entre os principais partidos da Frente Popular, o PCdoB foi o que menos fez críticas públicas ao prefeito João da Costa nos últimos anos. Pelo contrário, o vereador Almir Fernando, único filiado à sigla, é um dos mais assíduos nos eventos ao lado do prefeito.

Mesmo com esse cenário, não é impossível que o PCdoB receba João Paulo em suas fileiras. A legenda corre o risco de perder a Prefeitura de Olinda, em 2012, e não deve aceitar com resignação a perda de espaços políticos para o próprio PT, que pretende lançar candidato na cidade histórica. Segundo o presidente estadual dos comunistas, Alani Cardoso, não é simples falar sobre uma eventual desfiliação de João Paulo por causa da relação entre o partido e o PT. Ele frisou, no entanto, que a meta do partido é crescer no próximo ano. “Estamos num processo de conferências municipais e o partido está numa situação muito boa”, destacou.

De acordo com Luciano Siqueira, o PCdoB é uma legenda aberta. “Existem três critérios para se filiar à legenda: apoiar o programa partidário, concordar com o estatuto e participar da organização, além de contribuiu financeiramente com a legenda, de acordo com as possibilidades”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza