segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PARA ACABAR COM A GAMBIARRA, VOTE LIMPO!

Presidente do Ibope: "Errei. Brasil já tem presidente; Dilma"


Há exatamente um ano, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não faria o sucessor, apesar da alta popularidade. Na ocasião, o responsável por um dos mais tradicionais institutos de pesquisas do País assegurava que o presidente não conseguiria transferir seu prestígio pessoal para um “poste”, como tratava a ex-ministra Dilma Rousseff.

Agora, a um mês das eleições e respaldado por números apresentados em pesquisas diárias, Montenegro faz um mea-culpa. “Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirmou. “O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.”

Segundo Montenegro, a ex-ministra da Casa Civil vem se conduzindo de forma convincente e confirma, na prática, o que o presidente disse sobre ela na histórica entrevista concedida à ISTOÉ na primeira semana de agosto: “Lula acertou. Dilma é um animal político. Está mostrando muito mais capacidade do que os adversários.”

(ISTOÉ - Octávio Costa e Sérgio Pardellas)

Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre José Serra, segundo o Ibope


Dilma Rousseff continua em ascensão como candidata do PT a presidente da República e o seu maior problema nesta reta final de campanha é administrar as adesões.

Segundo o Ibope, ela abriu 24 pontos percentuais de vantagem em relação a José Serra: 51% x 27%. Computando-se apenas os votos válidos, ela tem 59% e vai ganhar a eleição no primeiro turno.

A candidata do PT bate Serra em todas as regiões do país e nos três principais estados da federação: São Paulo (42 x 35), Minas (51 x 25) e Rio de Janeiro (57 x 16).

No Nordeste, a dianteira dela sobre Serra é humilhante: 66% x 20%. O governo do presidente Lula, principal cabo eleitoral de Dilma, é avaliado positivamente por 79% da população

Os eleitos sem votos


A disputa ao Senado tem uma peculiaridade. Ao votar para esse cargo, o eleitor escolhe não um candidato, mas três. Em cada candidatura, seja governista ou de oposição, elegem-se dois suplentes. Pouca gente sabe, no entanto, quem são essas pessoas, cujos nomes são obrigados a constar na propaganda oficial dos titulares. Diga-se, porém, que em letras miúdas e que só os eleitores atentos conseguem ver ou os teimosos insistem em ler. Nos guias eleitorais, nem se fala. Há duas semanas, os titulares aparecem na televisão e no rádio. Você já viu algum suplente aparecer ao lado de Marco Maciel (DEM), Humberto Costa (PT), Armando Monteiro Neto (PTB) ou de Raul Jungmann (PPS)?

Os suplentes não aparecem, mas podem assumir o cargo no Senado, caso o titular renuncie ou deixe o cargo por qualquer outro motivo, a qualquer momento. Dos senadores em exercício, 17 foram eleitos como suplentes. O número representa 21% das 81 cadeiras disponíveis. Alguns desses suplentes eram desconhecidos da maioria da eleitores dos seus próprios estados. Por aqui, os principais concorrentes ao Senado mesclaram as suplências com políticos conhecidos e outros de dimensão eleitoral limitada a determinados segmentos sociais ou regionais.

É o exemplo de Humberto Costa. O primeiro suplente do petista é o ex-governador Joaquim Francisco (PSB), mas a segunda suplência foi reservada para Maria de Pompéia (PT), com trânsito limitado ao partido. Comenta-se, nos bastidores, que a composição teria sido uma maneira de agradar ao governo, preocupado em atrair forças da centro-direita, e acalmar a esquerda petista. Nos bastidores, esse segmento do PT reclamou da escolha de Joaquim de Francisco, ex-DEM. Maria de Pompéia integra o grupo de Fernando Ferro, líder do PT da Câmara Federal. A estratégia do governo é revelada, de certa forma, no discurso de Joaquim. "Tenho articulado correligionários e participado de boa parte das atividades da chapa majoritária. E costumo aparecer em lugares que Humberto não pode ir", afirmou osocialista.

Do ponto de vista eleitoral, Raul Jungmann (PPS) tem o primeiro suplente com nome menos conhecidos do que os primeiros de Humberto e de Marco Maciel . Embora tenha ocupado bem o espaço na oposição ao prefeito do Recife, João da Costa (PT), a primeira suplente do pós-socialista, Aline Mariano (PSDB), é pouco conhecida no estado se comparada sua trajetória com as dos primeiros suplentes de Humberto e Maciel. O primeiro suplente do democrata é Gustavo Krause (DEM), que, a exemplo de Joaquim Francisco, foi governador e ministro de estado. Em 2002, Krause também foi escolhido para a primeira suplência de Maciel ao lado do ex-deputado Marcus Cunha, que disputa a reeleição de segundo suplente.

Por Jailson da Paz -Diário de Pernambuco - 29/08/10

Guerra pelo Parlamento


Brasília - Enquanto PT e PMDB procuram parecer bem irmanados e coligados dentro da campanha pela Presidência da República, uma guerra pelo controle do Congresso ferve entre os dois partidos nos mais variados estados. Petistas e peemedebistas fazem contas e projeções tendo como objetivo final o controle da Câmara e do Senado. O PT calcula eleger de 100 a 110 deputados. O PMDB, mais modesto, calcula eleger, pelo menos, 90. No Senado, as projeções de ambos estão em empate técnico: PT e PMDB calculam ficar com uma bancada de, pelo menos, 16 e 17 senadores, respectivamente, o que dá o tom da disputa.

Essa percepção de uma guerra pelo controle do Senado ajudou a influenciar a decisão de muitos políticos desses dois partidos na hora de fechar as suas coligações. O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), por exemplo, chegou a ensaiar uma aproximação com o PT, mas percebeu que os petistas poderiam tentar lhe tirar do páreo. Rapidamente, voltou-se ao PSDB de Simão Jatene,candidato ao governo, e sugeriu aos tucanos lançarem apenas o senador Flexa Ribeiro como postulante a uma das vagas ao Senado. Assim, os peemedebistas votam em Jader e em Flexa e os tucanos fazem a mesma coisa, de forma a tirar espaço do petista Paulo Rocha, que fez uma dobradinha com o PCdoB. Falta combinar com a Justiça Eleitoral, onde Rocha e Barbalho correm o risco de ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa porque renunciaram a mandatos no passado. Barbalho largou o Senado em 2001 e Rocha deixou a Câmara em 2005, na época do escândalo do mensalão.

No Maranhão, onde o PT foi forçado a fechar a aliança com a governadora Roseana Sarney na última hora, o PMDB agiu rápido. Antes que os petistas exigissem uma das vagas ao Senado, os dois nomes já estavam indicados e aprovados em convenção - o senador Edison Lobão, que concorre à reeleição, e o ex-senador João Alberto, ambos peemedebistas. Na Paraíba, o partido fez a mesma coisa. Lançou dois nomes ao Senado - Vital do Rego Filho e Wilson Santiago - e quer eleger pelo menos um.

Projeções - O PMDB lançou 23 candidatos a senador. O PT, 18. "As projeções indicam que o PMDB tem tudo para continuar com a maior bancada", diz o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), que, pela primeira vez, está um pouco apreensivo em relação ao seu futuro. Tanto é que buscou abrigo na campanha pela reeleição do governador tucano José de Anchieta Júnior e faz dobradinha com Marluce Pinto (PSDB), viúva do ex-governador Ottomar Pinto, candidata ao Senado. O PT lançou a deputada Ângela Portela na corrida pelo Senado na coligação que tem o deputado Neudo Campos (PP) como candidato a governador.

Desconfiado - A participação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) no comício da petista Dilma Rousseff (PT), na Candelária, no Rio de Janeiro, deixou o PMDB ainda mais desconfiado das intenções dos petistas em suplantá-los no Senado. Candidato à reeleição, Crivella declarou que estava lá a convite do PT, inclusive de seu adversário Lindberg Farias (PT). Para alguns do PMDB, ficou a clara sensação de que o PT não deseja ajudar na eleição de Jorge Picciani. Os petistas, entretanto, alegaram que o convite foi no sentido de mostrar que o projeto nacional engloba outras forças políticas no estado que também apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata dele à Presidência, Dilma Rousseff.

O PT espera ainda contar com um empurrãozinho de Lula em outros estados para fechar a conta que pode levar o partido a suplantar o PMDB no Senado. Os petistas querem que o presidente participe da campanha de dois atuais senadores candidatos a governador: Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, e Alfredo Nascimento (PR), no Amazonas, onde Lula tem uma aprovação acima de 90%. É que, se eleitos, ambos abrem vagas de senador para seus suplentes petistas.

No caso de Renato Casagrande, Lula não terá dificuldades, uma vez que todos os aliados estão unidos num único palanque. Mas, no Amazonas, o PMDB do ex-governador Eduardo Braga, candidato ao Senado, não quer ver Lula ajudando o adversário. Se o presidente apoiar Alfredo e seus candidatos ao Senado, o PMDB ficará ainda mais desconfiado.

Diário de Pernambuco - Denise Rothemburg - 29/08/10

domingo, 29 de agosto de 2010

Marco Maciel rebate Lula


Numa das raras vezes em que deixou transparecer incômodo com provocações políticas, o senador e candidato à reeleição Marco Maciel (DEM) fez questão de responder às críticas feitas a ele, na última sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comício no Marco Zero. Conhecido pelo estilo discreto e avesso a declarações contundentes, o democrata procurou a imprensa na manhã deste sábado, durante um evento da oposição, para dizer que faz "política com 'P' grande" e que trouxe muitas obras para Pernambuco. Numa crítica ácida ao senador, Lula disse que Maciel "já era senador no tempo do imperador" e questionou a sua contribuição para o desenvolvimento do estado, dando a entender que ele não deixou obras importantes.

Durante uma visita ao Mercado de Casa Amarela, Maciel quebrou o seu protocolo particular para rejeitar o ataque do petista e reafirmar seu legado para Pernambuco. Ele aproveitou o final de uma entrevista do candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para emendar a seguinte observação: "É bom lembrar que numa sociedade democrática o juiz é o eleitor. O eleitor é quem escolhe. Tanto Jarbas quanto eu fazemos política com "P" grande, como dizia Joaquim Nabuco. Ou seja, fazendo política em termos doutrinários, com consistência, e também fazendo obras. Eu tenho aqui um elenco de obras que nós realizamos como vice-presidente da República", disse.

Com a ajuda de um pequeno pedaço de papel contendo anotações de obras, passou a relacionar diversas realizações no estado que, segundo ele, contaram com a sua rubrica. "São obras estruturadoras para Pernambuco, que talvez alguns não as conheçam e daí o equívoco (do presidente Lula) ao fazer certas acusações. Por isso, eu tenho a consciência tranquila. Estamos cumprindo, e bem, o nosso dever. Eu tenho plena convicção do que faço e do que fiz".

Apesar do gesto, ele não citou diretamente o presidente Lula nas respostas e preferiu não tecer comentários quando questionado sobre o que achou do discurso do presidente. O candidato fez questão de afirmar que foi responsável pelas seguintes realizações: emenda para ampliação do Metrô (segundo ele, paralisada pelo atual governo), recursos para Suape, dotação de R$ 400 milhões para o CRCN (Centro Regional de Ciências Nucleares), Adutora do Oeste, aeroportos (Recife, Petrolina e Fernando de Noronha), gasoduto, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Univasf (Universidade Federal do Vale São Francisco), além da atração de uma agência do Banco Central para o Recife.

O candidato a senador Raul Jungmann (PPS), que foi chamado de "menorzinho" pelo presidente no comício do Marco Zero, curiosamente teve uma reação menos enérgica do que de costume. "Você vê o princípio do preconceito, o princípio da discriminação, que é o mesmo preconceito, em outras esferas, que atinge a mulher, que atinge o negro, que atinge o gay, que atinge a quem é diferente. É algo absolutamente lamentável, mas aponta para o vem aí", opinou.

Do Diário de Pernambuco - 29/08/10

Eduardo e o PSB buscam protagonismo


A iminente reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) fermenta um projeto que tende a ganhar corpo a partir de 2011: o voo nacional do socialista. Se renovar o mandato com os números previstos em pesquisas de intenção de voto, Eduardo terá a seu favor fatores que podem lhe conferir o caráter de líder além das fronteiras de Pernambuco e acima dos limites do PSB, partido presidido nacionalmente por ele. A disputa local com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pelo Executivo estadual tem peso nesse processo e é prioridade nesse momento. Afinal, o governador, ainda que não admita, quer fazer da possível vitória uma revanche da derrota imposta pelo peemedebista ao seu avô, ex-governador, Miguel Arraes em 1998. Entretanto, passada a eleição, Eduardo deve conduzir sua gestão com um olho aqui e outro em Brasília.

Antes mesmo das urnas lhe assegurarem mais quatro anos no Palácio do Campo das Princesas, o socialista já exibe um discurso 'federalizado'. Ao falar à Rádio Clube sobre o plano de promover a discussão sobre um pacto pela saúde disse ser preciso ouvir entidades médicas, profissionais de saúde, prefeitos, sociedade civil e "envolver todos num amplo debate que o Brasil precisa fazer". "Nesse momento, faltam R$ 50 bilhões no orçamento para a Saúde. Isso é o que dizem técnicos e precisamos fazer esse debate com coragem", afirmou e completou: "Precisamos todos colocar no papel qual é a função do do governador, do prefeito, do presidente, do enfermeiro, do médico, da entidade médica, de todos".

Declarações como essas somadas à previsão de ampliação da base do PSB no Congresso Nacional indicam que o governador e seu partido pretendem ser muito mais que figurantes de luxo num eventual governo de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República. Eduardo, é essa a leitura que se faz da sua movimentação, pretende ter voz ativa na gestão da petista. Mesmo sabendo-se do gigantismo e da voracidade do PMDB por cargos e embora o PT deva dar as cartas no Planalto, o PSB planeja falar grosso.

Para isso, usará, além da musculatura eleitoral que pode adquirir, a fatura por ter tirado o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) do caminho de Dilma. Aliado dos mais leais a Lula, Eduardo Campos fechou a porta da sigla para o projeto de Ciro a pedido do presidente. Com isso, não impediu a presença de um concorrente governista de peso na corrida pelo Planalto e abriu espaço para o fortalecimento da candidatura da ex-ministra da Casa Civil.

Costura - Vale ainda destacar o fato de que a relação do governador com Dilma não deve ser costurada com as mesmas linhas de afinidade que ele tem com Lula. Até mesmo porque o PSB se aproximou definitivamente do PSDB na campanha deste ano. Inclusive em Pernambuco. Em suma, o provável segundo mandato de Eduardo e o possível primeiro governo de Dilma devem abrir uma nova fase no relacionamento entre socialistas e petistas. Afinal, 2014 é logo ali. E se o PT foi longe, o PSB arma-se para trilhar o mesmo caminho.

Do Diário de Pernambuco - 29/08/10

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Essa é pra o povo que pensa em votar no Gambiarra...


Curtas...

Gesto – Militante do PCdoB desde os tempos de estudante, o Delegado da Polícia federal Augusto Simões polarizou a disputa em Pesqueira, para deputado estadual, com o ex-prefeito João Eudes (PRP). E em nome da unidade nas oposições resolveu fazer um gesto com o candidato derrotado à prefeitura, Evandro Chacon (PSB), apoiando a candidata dele, Ana Arraes (PSB), à Câmara Federal.

Nota do Editor:O galego vai surpreender muita gente nesta eleição, principalmente em Pesqueira!Esquenta as oréia e queima as pestanas Gambiarra, que teu sá tá se pisando!

Traição em Belo Jardim - O deputado Bruno Araújo, da bancada tucana em Brasília, também trai Jarbas Vasconcelos, candidato a governador pelo PMDB. Em Belo Jardim, sua cidade natal, diversas placas são vistas pela cidade, além de carros adesivados, com propaganda casada dele com o governador Eduardo Campos, que disputa à reeleição. Pelo andar da carruagem, não vai sobrar ninguém.

Pergunto Eu:Só em Belo Jardim? E aqui em Pesqueira que o Gambiarra teima em colar a campanha dos 2 com a de Eduardo, é o que heim?

Sigilo – Do ex-deputado Maurílio Ferreira Lima (PMDB) sobre Serra estar explorando na TV a quebra do sigilo fiscal de quatro pessoas que têm ligação com o PSDB: “Isso não lhe dá um voto. O Brasil tem 190 milhões de habitantes e só 6 milhões pagam imposto de renda. Colocar isso na TV para o povão é como falar sobre os anéis de saturno ou sobre as luas de Júpiter.

Disputa – Há uma discreta disputa entre Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Jaques Wagner (BA) para ver qual dos três dará em seu estado o maior percentual de votos a Dilma Rousseff. Em Pernambuco, ela está se aproximando rapidamente da casa dos 70%.

Pesquisa – Pesquisa para consumo interno do PDT sinaliza que Caruaru poderá eleger até três deputados estaduais em 3/10: Tony Gel (DEM), Raquel Lyra (PSB) e Laura Gomes (PSB). Os três juntos detêm, hoje, 72% das intenções de voto dos caruaruenses, provando que os eleitores de lá só votam nos de casa.

Trechos do discurso de Lula no comício do "Marco Zero" em Recife




Aos gritos da militância de ''Lula guerreiro, do povo brasileiro!'', o presidente Lula iniciou seu discurso procurando nominar as lideranças presentes no palanque de Dilma. Ao listar os partidos, o presidente brincou ao citar todos os que compõem a Frente Popular de Pernambuco, que apoia Eduardo Campos. 'Meu Deus, nunca vi tanto partido assim em minha vida''

''Ainda tenho caneta para fazer misérias neste País'', foi expressão usada por Lula ao se referir ao fato de os oradores falarem quase no passado, como se seu mandato já estivesse encerrado desde agora.

Lula não esqueceu a CPMF, extinta com apoio fechado da Oposição.
Lula lembrou os 40 bilhões que se deixou de arrecadar.

Sobrou para os atuais senadores de Pernambuco. Maciel, para Lula, sem citar o nome, parece que foi eleito para imperador, pelo tempo que está no poder, inclusive como vice-presidente, sem, no entender do presidente, fazer nada pelo Estado. O outro, ''o menorzinho'', referência a Raul Jungmann, no entender do presidente foi ministro da reforma agrária que não fez. Daí, segundo ele, Pernambuco ''não pode votar nessa gente'', tendo, sustenta, que votar em Humberto e Armando.

Lula falou, no seu discurso, da ascensão de uma mulher ao poder, Dilma, e a possibilidade de preconceito contra ela. Ele lembra que foi vítima do preconceito desde criança: nordestino, quase analfabeto, pobre, e falando errado. ''Antes eu dizia 'menas' coisas, e era censurado, mas eu lembrei do Paulo Freire, achando que as pessoas entendem o que queremos dizer". Lula lembra ainda que ''um dia vocês quebraram o preconceito e me elegeram presidente da República''

Lula foi longe com seu discurso; falou mais extensamente sobre a mulher, e do preconceito contra ela. Citou a sua como exemplo, ''pra não pegar a mulher de ninguém'', e discorreu sobre o trabalho da mãe que fica em casa, lutando para sustentar as crianças, e quando indagada se trabalha diz que não, ''toma conta de casa'', como se isso não fosse trabalho. Neste aspecto, repete o que já vem dizendo: ''Se eu não tivesse a Marisa, e tivesse um filho, daria para esta mulher(apontando Dilma) para criar!

''Não pensem que quando eu deixar a Presidência vou acabar com a política''. Este é o propósito do presidente Lula, avisando que vai percorrer o País, exercendo cidadania. ''Saio daqui de Pernambuco certo de que a Dilma vai ser a Presidenta a obter a maior votação da história deste Estado''.

Momentos do comício de Dilma, Lula e Eduardo em Recife no "Marco Zero"





Sucedendo ao seu companheiro de chapa na disputa pelas duas vagas de Pernambuco ao Senado, Armando Monteiro Neto, o ex-ministro Humberto Costa(PT), da mesma maneira que os oradores anteriores, pôs Lula e seu governo em destaque, citando-o como o maior presidente que o povo brasileiro já teve. Humberto disse que Lula conseguiu mudar o país sem que fosse necessário derramar uma gota de sangue, alusão ao golpe militar de 64. Humberto disse que Lula realizou o sonho de todos os brasileiros. Humberto falou que embora fica com sua saída do governo muita tristeza e saudade, fica também o mérito de se eleger a primeira mulher presidente do Brasil.

O governador Eduardo Campos faz seu discurso no comício de Dilma Rousseff, no Marco Zero, na capital pernambucana, destacando, segundo ele, um ''momento de grande emoção para nós'', afirmando que Lula foi um presidente que abraçou o Nordeste, abraçou Pernambuco, e que, há oito anos vem devolvendo a alegria de ser nordestino, de ser brasileiro. Eduardo disse que o brasileiro vai matar a saudade que sente de Lula, toda vez que ver os empreendimentos instalados por todo o Nordeste e todo o País.

O governador Eduardo Campos usou o discurso que fez no comício de Dilma para dar uma estocada no governo Jarbas Vasconcelos. Ao se referir às obras feita por Lula, sobretudo no Nordeste, citou os quilômetros de estradas que foram abertas, asfaltadas, ou duplicadas, ''sem precisar vender nada do patrimônio público''. Foi uma alusão à duplicação da BR-232, de que tanto se orgulha Jarbas, obra feita com o dinheiro da venda da Celpe. E mais, sobre as pesquisas: ''Pelo que a coisa vai, o adversário de Eduardo no final da eleição vai ficar devendo pontos''

O governador Eduardo Campos, ao mesmo tempo em que deu uma alfinetada em Jarbas Vasconcelos, por outro lado, disse, depois em seu discurso que a militância não deve ''aceitar provocações'', indo para a rua todo o dia, toda a hora, para mostrar a Lula e a Dilma ''que foi Pernambuco que deu a maior vitória a Dilma''

A candidata do PT à Presidência da República, contrastando com o modo entusiasmado do governador discursar, iniciou seu discurso falando pausadamente, de acordo com estilo que não agrada a seus marqueteiros. Desse modo desfila elogios ao governo Lula, do qual ela participou, exaltando as qualidades de líder do presidente, e de todos os aliados que ele escolheu para governar, tanto em Brasília quanto nos Estados. Aí ela se detém em Pernambuco e Eduardo Campos, para ela um dos mais fieis aliados. Dilma cita o ex-governador Miguel Arraes, comparando-o com seu neto o atual governador.

Dilma Rousseff fez referência ''às falsidades e mentiras'', que de vez em quando aparecem, segundo ela, e disse que mesmo assim os compromissos por ela assumidos com Pernambuco, explicitado com mais clareza no comício de Garanhuns, serão cumpridos, dando sequência ao que foi iniciado por Lula.

A candidata Dilma Rousseff deu um destaque especial às mulheres no seu discurso desta noite, no Marco Zero, enfatizando a importância que seu eventual governo dará a elas, para que possam desempenhar seu papel de mães e cidadãs.

Senadores que elogiaram Marco Maciel não sabiam que a gravação iria para o guia da TV


Dois senadores de esquerda que deram declarações elogiosas sobre a trajetória política de Marco MacielEduardo Suplicy (PT) e Cristovam Buarque (PDT) – alegaram que não sabiam que o material seria utilizado no guia eleitoral do DEM.

Tanto Suplicy quanto Cristovam enfatizaram na gravação a postura ética do senador pernambucano e a contribuição dada por ele à vida política nacional.

A gravação foi feita em Brasília após a sessão do Senado em que diversos senadores de várias tendências saudaram o senador pernambucano por estar completando 70 anos.

Suplicy disse ao PT estadual que não estava sabendo que a gravação seria utilizada no guia eleitoral do DEM e prometeu gravar também para o guia do seu correligionário Humberto Costa (PT).

Racha entre Jarbas e Guerra é irreversível



O candidato a governador de Pernambuco pelo PMDB, Jarbas Vasconcelos, disse ontem que não vai mais tocar no assunto "Sérgio Guerra". Um sintoma de que o estremecimento entre ele e o senador tucano, que já não é novidade no palanque da oposição, chegou a um estágio irreversível.

Após uma concorrida caminhada na noite de ontem pela comunidade de UR-07, na Várzea, o peemedebista deixou claro que não deseja alimentar publicamente a rusga com o parlamentar do PSDB. "Eu não falo sobre Sérgio Guerra hora nenhuma mais", disse o candidato, interrompendo uma pergunta sobre declarações recentes do tucano.

Jarbas não quis se manifestar sobre o suposto desafeto quando estava concedendo entrevista ao lado de Mônica Serra, esposa do candidato tucano à Presidência, José Serra (PSDB), que visitou Pernambuco ontem ao longo do dia. Candidato a deputado federal, Sérgio Guerra também é coordenador nacional da campanha de Serra.

O ruído na relação entre os dois caciques da oposição se intensificou depois que os prefeitos tucanos ligados a Guerra migraram para o palanque de Eduardo Campos (PSB) sem que o senador tenha intercedido. O desgaste aumentou após a veiculação do guia eleitoral na TV de Guerra, onde ele destaca o seu envolvimento na gestão do ex-governador Miguel Arraes (PSB) e minimiza a união política com Jarbas.

Em entrevista à imprensa, Sérgio Guerra rebateu de forma dura as recentes declarações de Jarbas a respeito de "problemas com o PSDB", nas quais o peemedebista endossou que "os tucanos só têm criado dificuldades". O tucano reagiu dizendo que não traiu ninguém e sugeriu que Jarbas o escolheu como bode expiatório para justificar sua condição desfavorável nas pesquisas eleitorais. "Se ele (Jarbas) tem vinte e poucos porcento, isso é com ele. Ele quer arrumar um discurso pra vida dele", disse Guerra.

Mais cedo, durante um debate com alunos de um colégio particular, Jarbas passou por uma saia justa ao ser indagado sobre a sua parceria política com o senador Marco Maciel (DEM). Dois estudantes questionaram Jarbas pelo fato dele ter combatido a Ditadura Militar e, anos depois, continuar apoiando alguém que participou do governo durante o regime, numa referência a Maciel, que estava presente no debate. O democrata respondeu que sempre teve vida pública extremamente coerente e que defendeu o movimento estudantil, enquanto Jarbas disse que pertence ao PMDB dissidente.

Lula promete curso de Medicina para novo campus


Depois de visitar o Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, o presidente Lula chegou ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O prédio recém-concluído será inaugurado nesta sexta-feira. No primeiro local, Lula quebrou todo o protocolo: conversou com as pessoas, discursou por dez minutos e até agiu como mestre de cerimônia. Assumiu o microfone e passou a ler as faixas de agradecimentos. “Os alunos agradecem ao ministro Fernando Haddad, da Educação, fala Haddad”, dizia.

No discurso, Lula prometeu que até o fim do ano ia tentar anunciar a abertura do curso de Medicina em Caruaru. Aproveitou para aconselhar o prefeito do município, José Queiroz (PDT), a abrir cursos preparatórios para os alunos da região. Segundo o presidente, para que a maior parte das vagas da universidade não sejam ocupadas por alunos de fora. O prefeito José Queiroz, por sua vez, garantiu que os cursos já existem e atendem a dois mil alunos.

Um público bastante eclético – havia jovens e adultos –, de cerca de três mil pessoas que estiveram no local. Segundo informações do secretário de Imprensa de Caruaru, Rui Lira, doze ônibus foram cedidos por empresários locais para fazer o transporte das pessoas interessadas em acompanhar a cerimônia. “Fizemos uma concentração no Espaço Cultural para que as pessoas pudessem usar o transporte”, afirmou. Ele disse que cada ônibus fez três viagens e transportaram 1,5 mil pessoas.

Além disso, outros ônibus foram utilizados para fazer o transporte de estudantes das escolas públicas do município. O prefeito José Queiroz (PDT) decretou feriado e convocou os estudantes a comparecerem ao avento. As prefeituras da região também se articularam para levar os moradores interessados em participar da inauguração do IFPE.

O presidente chegou a Caruaru às 11h desta sexta-feira. No aeroporto, foi recepcionado pelo governador Eduardo Campos (PSB), pelo prefeito José Queiroz (PDT) e outras lideranças do estado. Ainda no saguão, ele assistiu à apresentação de três minutos da Orquestra Municipal do Morro do Bom Jesus. De lá seguiu, para a UFPE.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações dos repórteres Jailson da Paz e Silvia Bessa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PT, também vai levar Serra à Justiça


BRA­SÍ­LIA (AE) - O pre­si­den­te na­cio­nal do PT, José Eduardo Dutra, anun­ciou que o par­ti­do vai pro­por nova re­pre­sen­ta­ção con­tra o can­di­da­to do PSDB, José Serra, por in­jú­ria e di­fa­ma­ção. Anteontem em Natal, no Rio Grande do Norte, o tu­ca­no vol­tou a res­pon­sa­bi­li­zar sua ad­ver­sá­ria do PT, Dilma Rousseff, pela vio­la­ção de si­gi­los fis­cais de di­ri­gen­tes do PSDB para fa­bri­car dos­siês que ser­vi­riam de mu­ni­ção na cam­pa­nha elei­to­ral.

Dutra acu­sou o can­di­da­to tu­ca­no de fazer, de forma re­cor­ren­te, “acu­sa­ções in­fun­da­das” con­tra o PT e a cam­pa­nha de Dilma. “Já rei­te­ra­mos que não en­co­men­da­mos, não so­li­ci­ta­mos, não man­da­mos quem quer que fosse mon­tar, ela­bo­rar ou re­di­gir dos­siês con­tra quais­quer pes­soas, mem­bros ou não do PSDB”, rea­fir­mou o pe­tis­ta

Ele res­sal­tou que, con­for­me a in­ves­ti­ga­ção em an­da­men­to na Corregedoria da Receita Federal, a vio­la­ção dos dados do vice-pre­si­den­te do PSDB, Eduardo Jorge, teria ocor­ri­do em ou­tu­bro do ano pas­sa­do - quase um ano antes do iní­cio da cam­pa­nha elei­to­ral. “Não há re­la­ção di­re­ta com a cam­pa­nha”, fri­sou.

Durante a en­tre­vis­ta co­le­ti­va na sede do par­ti­do, em Brasília, o pe­tis­ta lem­brou que epi­só­dios se­me­lhan­tes já atin­gi­ram pes­soas li­ga­das ao PT e ins­ti­tui­ções do go­ver­no. Mencionou ainda sus­pei­tas de vio­la­ção do si­gi­lo fis­cal da Petrobras, bem como de di­re­to­res da em­pre­sa, de que a opo­si­ção se uti­li­zou para ins­ta­lar a CPI da Petrobras no Senado no ano pas­sa­do.

O PT vai pro­por três ações con­tra José Serra. Na Justiça Federal, vai pro­to­co­lar uma ação cri­mi­nal acu­san­do o tu­ca­no de in­jú­ria e di­fa­ma­ção, por atri­buir a Dilma a res­pon­sa­bi­li­da­de pela que­bra de si­gi­lo. Perante a Justiça comum de São Paulo, o PT vai pro­por ação cível com pe­di­do de re­pa­ra­ção por danos mo­rais. Por fim, o par­ti­do tam­bém vai pedir à Polícia Federal que in­ves­ti­gue a vio­la­ção do si­gi­lo do pro­ces­so que tra­mi­ta na Corregedoria da Receita Federal, de onde va­za­ram as in­for­ma­ções que foram parar nos jor­nais.

PES­QUI­SA

Para o pre­si­den­te na­cio­nal do PT, a nova pes­qui­sa do ins­ti­tu­to Datafolha, di­vul­ga­da nesta manhã, con­fir­ma a ten­dên­cia de cres­ci­men­to da can­di­da­ta Dilma Rousseff. O novo le­van­ta­men­to apon­tou uma di­fe­ren­ça de 20 pon­tos entre a pe­tis­ta e o can­di­da­to do PSDB, José Serra, e mos­trou que ela o ul­tra­pas­sou em re­du­tos elei­to­rais dos tu­ca­nos, como Rio Grande do Sul e São Paulo.

Oposição vai acionar Dilma no TSE


BRA­SÍ­LIA (Folhapress) - PSDB, PPS e DEM vão in­gres­sar no Tribunal Superior Elei­toral (TSE) re­pre­sen­ta­ção con­tra a can­di­da­ta Dilma Rousseff (PT) e sua co­li­ga­ção por abuso de poder po­lí­ti­co e uso da es­tru­tu­ra do Estado para fins elei­to­rais. Os opo­si­cio­nis­tas afir­mam que a cam­pa­nha de Dilma usou a má­qui­na pú­bli­ca para ter aces­so a dados fis­cais si­gi­lo­sos de tu­ca­nos li­ga­dos ao can­di­da­to José Serra (PSDB).

O ad­vo­ga­do do PSDB, Ricar­do Penteado, disse à Folha de São Paulo ser “­ingenuidade’’ pen­sar que a cam­pa­nha pe­tis­ta não está en­vol­vi­da nas que­bras de si­gi­lo dos tu­ca­nos. “Isso tem uma co­no­ta­ção elei­to­ral. O que se ve­ri­fi­ca é o uso da má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va, abuso do poder po­lí­ti­co, em be­ne­fí­cio da can­di­da­tu­ra e da­que­les que estão no poder. Aí por­que a Justiça Eleitoral tem que se ocu­par em in­ves­ti­gar esse as­sun­to, in­clu­si­ve o en­vol­vi­men­to des­sas pes­soas, por­que é muito grave o que está ­acontecendo’’, afir­mou.

Penteado disse que a opo­si­ção vem en­con­tran­do di­fi­cul­da­des em ter aces­so às in­ves­ti­ga­ções, no âm­bi­to da Receita Federal, sobre as que­bras de si­gi­lo. A Corregedoria da Re­ceita Federal in­ves­ti­ga o aces­so aos dados fis­cais de Edu­ardo Jorge Caldas Pereira, vice-pre­si­den­te do PSDB.

“Só se con­se­gue aces­so a essa in­ves­ti­ga­ção com a in­ter­ven­ção da Justiça, o que mos­tra que essa re­sis­tên­cia em se apu­rar os fatos, em dar aces­so aos in­te­res­sa­dos e às pró­prias ví­ti­mas o que foi apu­ra­do, tam­bém é uma forma de usar a ­máquina’’. A opo­si­ção tam­bém vai à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir in­ves­ti­ga­ções sobre a vio­la­ção dos dados fis­cais.

Eduardo Jorge não foi a única pes­soa li­ga­da ao par­ti­do a ter o si­gi­lo fis­cal vio­la­do den­tro da Receita Federal. No mesmo dia, no mesmo lugar e de forma se­quen­cial, os dados de ou­tras três pes­soas pró­xi­mas a Serra e ao ex-pre­si­den­te Fernando Henrique Cardoso foram aces­sa­dos. Entre 12h27 e 12h43 de 8 ou­tu­bro de 2009 foram im­pres­sas as de­cla­ra­ções de Imposto de Renda do ex-mi­nis­tro Luiz Carlos Mendonça de Barros, do ex-di­re­tor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oli­veira e de Gregorio Marin Preciado, ca­sa­do com uma prima de Serra.

Para a opo­si­ção, as có­pias das de­cla­ra­ções do im­pos­to de renda de Eduardo Jorge (dos exer­cí­cios de 2005 a 2009) fa­ziam parte de um dos­siê or­ga­ni­za­do por um “grupo de ­inteligência’’ que atuou na pré-cam­pa­nha de Dilma - que nega todas as acu­sa­ções

DATAFOLHA:Vantagem de Dilma é de 20 pontos


SÃO PAULO (AE) - A petista Dilma Rousseff ultrapassou José Serra (PSDB) em São Paulo e na região Sul, redutos tucanos desde o início da campanha, e abriu 20 pontos de vantagem na corrida presidencial, segundo o instituto Da­tafolha. Se a eleição fosse realizada hoje, ela venceria no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Dilma tem 49% das intenções de voto, e Serra, 29%. Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no sá­bado, ela oscilou dois pontos porcentuais para ci­ma e ele, um para baixo. Mari­na Silva, do PV, se manteve com 9%.

Na região Sul, a candidata do PT saiu de um empate técnico para uma vantagem de sete pontos (43% a 36%). No Paraná, ela alcançou 43% das intenções de voto, contra 34% para Serra. No Rio Grande do Sul, Dilma e o adversário têm 43% e 39%, respectivamente. Eles podem estar empatados, já que a margem de erro no Estado é de três pontos porcentuais para mais ou para menos - na pesquisa nacional, a margem cai para dois pontos. Em São Paulo, Estado que Serra gover­nou até março, ele tem 36%, cinco pontos a menos que a candidata do PT. No último dia 12, liderava por 41% a 34%. Quando deixou o governo, o tucano tinha sua gestão aprovada por 55% dos paulistas, segundo o Datafolha.

Além de assumir a liderança isolada no Sul, Dilma se manteve na ponta no Nordeste (60% a 21%), no Su­deste (44% a 32%) e no Nor­te/Cen­tro-Oes­te (50% a 29%). Entre os elei­tores que já assistiram a propaganda elei­toral, a vanta­gem de Dilma é maior (54% a 29%) do que entre os que não a viram (45% a 29%) - uma evidência de quanto a petista se beneficia ao se expor na televisão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seis em cada dez entrevistados afirmam que ainda não foram expostos à propaganda eleitoral. Dos que já assistiram aos programas dos candidatos, 54% afirmam que Dilma tem se saído melhor. Outros 26% manifestam preferência pela performance de Serra.

O peso de Lula como cabo eleitoral é expresso na quantidade de simpatizantes que pretendem votar “com cer­teza” (45%) ou “talvez” (18%) na candidata do presidente. Até entre os eleitores de Serra há quem se declare disposto a seguir “com certeza” a orientação do presidente. Eles são 15% do contingente que, na pesquisa, indica intenção de voto no tucano.

GOVERNO

A aprovação ao Governo Lula chegou a 79% na última pes­quisa, índice recorde desde a redemocratização do País. Os eleitores mais pobres são os mais satisfeitos com Lula - em uma escala de zero a dez, atribuem a ele nota 8,5, a mais alta entre todos os segmentos de renda.

Nota do Editor:Ô LAPADA, ATÉ O GAMBIARRA QUER ADERIR A DILMA,KKKKK!TENHA GRAÇA!

Ayres Britto derruba censura aos programas de humor sobre políticos


O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto deferiu parcialmente agora a noite a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4451, em que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) contesta dispositivos da Lei Eleitoral que impedem as emissoras de veicularem programas que venham a degradar ou ridicularizar candidatos nos três meses que antecedem as eleições. Nesta quarta-feira (25), ao ser indagado pelo jornal O Globo sobre a censura imposta aos humoristas, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que "esse artigo da lei eleitoral afronta diretamente o princípio de liberdade de expressão previsto na Constituição. "A Adin é um caminho para corrigir uma situação que não se compatibiliza com o estado democrático", afirmou Ophir Cavalcante.

Coordenadores do comício de Dilma pedem à militância que se vista de vermelho


Em comunicado enviado na tarde desta quinta-feira para deputados, prefeitos, vices e militantes dos partidos da Frente Popular, a coordenação do comício de Dilma Rousseff a ser realizado nesta sexta-feira, no Recife, pede que todos compareçam trajando camisa da cor vermelha.

O vermelho é a cor oficial do PT desde a fundação do partido, em São Paulo, no início da década de oitenta. Mas, atenção: o governador Eduardo Campos, que é o presidente nacional do PSB, tem evitado trajar vermelho nessas eleições.

Invariavelmente, comparece aos eventos da Frente Popular com camisa da cor branca. Se fosse de vermelho, poderia ser confundido com um petista.

Frente Popular prepara festa para Lula e Dilma no Marco Zero


Dez mil pessoas estão sendo esperadas no Marco Zero amanhã, às 19h, para o comício da Frente Popular de Pernambuco que contará com a presença da candidata Dilma Rousseff (PT) e do presidente Lula (PT). Será o primeiro evento de campanha da petista no Recife e provavelmente o último com a presença de Lula.

Uma superestrutura será armada no Marco Zero, um dos principais cartões postais da capital pernambucana. Dois telões, 60 banheiros químicos, quatro ambulâncias e 50 brigadistas foram contratados. Vinte pórticos com detectores de metal e 50 seguranças privados também fazem parte da organização.

O palco terá 14 metros de frente e será dividido em três níveis. No primeiro, ficarão apenas Lula, Dilma, Eduardo, Armando e Humberto, os únicos que terão direito a discursar no evento.No segundo, candidatos a deputados estaduais, federais e presidentes dos partidos que compõem a coligação. No último, representantes das entidades, ONGs e outras lideranças.

Dilma chegará ao Recife por volta das 18h30 e se integrará à comitiva presidencial no Atlante Plaza Hotel, em Boa Viagem. De lá, segue de carro até o Marco Zero. A petista deixa Pernambuco ao final do evento, previsto para as 22h.

Senador do DEM reclama do "nhe-nhe-nhem" de Serra


O senador Demóstenes Torres (DEM) disse nesta quinta-feira em Goiânia, ao participar de reunião com empresários do setor confeccionista, que a estratégia de José Serra (PSDB) na corrida presidencial está errada, segundo o portal Terra.

"Ele poderia reconhecer o que o presidente (Lula) fez de bom, mas tem que dizer que pode fazer mais. Ele tem que mostrar porque é diferente, porque vai adiante. Ficou no nhe-nhe-nhem, e o povo não aguenta isso", critica.

Demóstenes critica também a ausência de Serra em eventos, principalmente nos Estados. "Ele não tem aparecido nos lugares. A gente nem sabe a agenda dele, para acompanhar", reclama. "Aí, começa a ter uma característica de perdedor, quando ele é o melhor candidato, o mais preparado. Todo mundo sabe disso", acrescentou Demóstenes, para quem, com a estratégia certa, Serra ainda pode reverter a situação revelada na pesquisa.

Mercadante não quer sua imagem associada à de Tiririca


O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, afirmou que não quer sua imagem na propaganda eleitoral do humorista Tiririca (PR), que concorre a uma vaga de deputado federal.

De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo”, Mercadante deixou claro que não admitirá que seu nome seja vinculado a candidaturas que não tenham “proposta”.

“Ou (Tiririca) tem um discurso sério, republicano, cidadão, ou o meu nome sai da tela”, disse Mercadante após almoço com empresários da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

“Vote Tiririca. Pior que tá, não fica” é o slogan do candidato humorista.

TRE decide retirar propaganda de Jarbas Vasconcelos (PMDB) do ar


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, nesta quinta-feira (26), por unanimidade, retirar imediatamente do ar a propaganda de rádio do candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Segundo o relator Raimundo Nonato, que acatou a representação da Coligação Frente Popular de Pernmabuco, o guia do peemedebista "usa de mentiras, no intuito de denegrir e atacar a imagem do atual governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos".

Confira o trecho:
"O governador atual prometeu a BR - 408, entre Carpina e Recife, mas só ficou na promessa, segundo Marta Guerra de Carpina.
Marta Guerra (popular): ‘É propaganda a BR mermo 408, que é onde liga Carpina ao Recife. A BR-408 ele começou lá a fazer uma terraplanagem, tá ali desmatando, aquilo é pra dizer que vai fazer a 408, que vai sair no governo dele, mas não vai, porque primeiro, ele vai terminar o governo dele agora em 2010."

Jingle:
"Quero enganar o povo, com circo e pão.
o povo quer mais saúde, segurança e educação.
quero enganar o povo, com circo e pão.
o povo pensa, o povo né besta não. o povo pensa, o povo não é besta não"


Ao que parece, o principal adversário do atual governador começou a esquentar a disputa, pelo menos no guia eleitoral. Ontem, quarta-feira, em seu horário na televisão, Jarbas Vasconcelos, seguiu o mesmo raciocínio de que Eduardo Campos tenta enganar a população. Ele mostrou que um personagem exibido na propaganda do socialista não mora mais no bairro de Santo Amaro, como o mesmo havia mostrado.

Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco, com informações do site do TRE-PE

Prefeitos do PSDB que abandonaram Jarbas estão se aproximando de Dilma Rousseff


Os prefeitos do PSDB que trocaram Jarbas Vasconcelos por Eduardo Campos estão começando, aos poucos, a abandonar também a candidatura de José Serra.

O primeiro a tomar esta decisão foi o de Buíque, Jonas Camelo, que vota em Sérgio Guerra para a Câmara Federal e em Claudiano Martins Filho para a Assembleia Legislativa.

O jovem prefeito do PSDB, que já estava com Eduardo, Armando e Humberto Costa, não teve como empunhar a bandeira de Serra em sua cidade porque Dilma Rousseff tem em Pernambuco 62% de intenções de voto.

Lideranças de Buíque recebem Júlio Cavalcanti


O candidato a deputado estadual pelo PTB, Júlio Cavalcanti, promoveu hoje (26) à tarde um corpo a corpo com lideranças da cidade de Buíque. Ele chegou ao município por volta das 14h e visitou comerciantes e populares.

Contando com o apoio da ex-vice-prefeita Miriam Briano, e dos vereadores Félix Mago, Daidson e D. Rosy, além do ex-prefeito Dr. Dílson, Júlio espera surpreender nas eleições naquele município.

Ele disputa voto a voto com o candidato do prefeito Jonas Camelo (PSDB), Claudiano Martins Filho (PSDB) e com Marcantonio Dourado (PTB), apoiado pelo ex-prefeito Arquimedes Valença.

Esta noite, Júlio, juntamente com o irmão e prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, participa de uma caminhada no bairro do São Geraldo, em Arcoverde

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Comissão pode rever atuação de Humoristas na eleição


O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente da comissão de juristas encarregada de apresentar propostas para reformular a lei eleitoral vigente, José Antônio Dias Toffoli, disse nesta quarta (25) que os humoristas poderão “provocar a comissão” a reavaliar a norma que limita a atuação dos programas humorísticos de rádio e televisão no período eleitoral, na série de audiências públicas, com segmentos da sociedade, que serão promovidas a partir de agora nos estados. Toffoli defendeu o Judiciário das críticas que tem recebido por conta desta lei que é de 1997. “Não se trata de uma questão de o juiz querer ou não querer, mas sim de cumprir o que está na lei”, afirmou. Porém, ele deixou claro que a comissão está aberta para receber os humoristas em audiência pública e estudar suas demandas.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Anthony Garotinho e Álvaro Lins são condenados pela Justiça



O ex-governador do Rio Anthony Garotinho e o ex-deputado estadual Álvaro Lins, além de outros oito investigados, foram condenados pela Justiça, informa o G1. De acordo com o Ministério Público Federal, a 4ª Vara Federal Criminal condenou o ex-governador a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha, convertidos a serviços à comunidade e suspensão de direitos.

Já Álvaro foi condenado a 28 anos de prisão - por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens Todos os réus podem apelar da decisão em liberdade. O MPF denunciou as dez pessoas como integrantes de uma quadrilha que usou a Polícia Civil do Rio de Janeiro para cometer crimes como corrupção e lavagem de bens.

Quatro outros réus investigados foram absolvidos. O G1 entrou em contato com Eduardo Mayr, advogado de Lins, que disse que vai recorrer da decisão.
Já Garotinho se manifestou sobre a decisão na tarde desta terça-feira em seu blog oficial, afirmando que vai “recorrer com todos os instrumentos jurídicos que a lei disponibiliza, por se tratar de uma decisão absurda”. Todos os réus podem recorrer em liberdade.

Jarbas responderá por acusações contra Eduardo na Justiça


Três advogados da Frente Popular – Izael Nóbrega, Bruno Brennand e Virgínia Pimentel – entraram com uma representação no TRE nesta terça-feira contra o candidato Jarbas Vasconcelos.

O senador, em entrevista ontem à TV Jornal, acusou o governador Eduardo Campos de “compra de votos”, citando nominalmente o prefeito de Araçoiaba, Severino Alexandre (PMDB), de ter sido “cooptado” pelo Palácio do Campo das Princesas em troca de obras.

A Frente Popular quer que o senador peemedebista confirma na Justiça as suas acusações, dado que o próprio prefeito supostamente “cooptado” nega a “cooptação” e diz que aderiu à campanha do governador “seguindo o desejo do meu povo

Nova pesquisa Sensus/CNT confirma vitória de Dilma no primeiro turno


1) Foi divulgada nesta terça-feira mais uma pesquisa do Instituto Sensus sobre a intenção de voto dos brasileiros para presidente da República.

2) Se a eleição fosse hoje, a candidata Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno. Ela tem 46% de intenções de voto, ante 28,1% do candidato José Serra e 8,1% de Marina Silva.

3) Numa simulação de segundo turno, a candidata do PT bateria o tucano por 52,9% a 34%.

4) A pesquisa foi realizada com 2 mil questionários em 136 municípios de 24 estados, e sua margem de erro é de 2%, para mais ou para menos.

5) Dilma vence Serra no Sudeste por 39,2% a 27%, no Nordeste por 62,1% a 19,8% e no Norte/Centro Oeste por 45% a 25,5%.

6) A única região que Serra bate Dilma é o Sul por 47,8% a 35,7%.

7) O resultado é muito parecido com o da pesquisa do Datafolha divulgada no último sábado em que Dilma tem 47%, ante 30% do tucano.

8) Em relação à pesquisa anterior, a candidata do PT cresceu 4,4% e o candidato do PSDB caiu 3,5%.

É isso aí.

Tucanos estão preocupados com fator "vovó Dilma"


Além do efeito da presença do presidente Lula na campanha da petista Dilma Rousseff, a cúpula do PSDB passou a se preocupar nos últimos dias com o chamado "fator vovó", de acordo com o jornal O Globo.

Isso porque no início de setembro deverá nascer Gabriel, o primeiro neto de Dilma. Os tucanos reconhecem que isso vai humanizar muito a candidata com fama de durona e deverá ser uma arma poderosa da campanha.

Na campanha petista, o fato é considerado como um trunfo casual da candidata. E que por isso mesmo, deve ser usado na dose certa: nem esconder o bebê e nem explorar demais o episódio. Segundo um coordenador de campanha, o fato não deverá ser usado no programa eleitoral gratuito para não expor a família da candidata. Mas naturalmente, Dilma vai exercer integralmente o papel de avó

"Eles não gostavam é de governar", diz Lula sobre antecessores


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira, em Dourados (MS), durante a inauguração de um campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a suposta falta de diálogo entre os presidentes e os reitores de universidades federais, segundo o G1.

Segundo Lula, os últimos presidentes , apesar de terem diploma universitário e alguns serem inclusive “doutores”, não se reuniam com reitores.

Sem mencionar o nome, Lula fez uma crítica a Paulo Renato de Souza, ministro da Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo o presidente, apesar de ter sido reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Souza não recebia os reitores. Para Lula, a conduta dos últimos ministros e presidentes demonstrava falta de interesse em governar.

“Ministro da Educação - embora o último tivesse sido reitor na Unicamp - também não gostava de reitor. Não gostava de reitor, não gostava de prefeito, não gostava de estudante, não gostava de trabalhador. Na verdade eles não gostavam é de governar”, criticou.

Adiado para a próxima segunda-feira o julgamento do juiz de Belmonte


Um pedido de vistas do desembargador Bartolomeu Moraes adiou para a próxima segunda-feira na Corte Especial do Tribunal de Justiça o julgamento do juiz da comarca de São José do Belmonte, Francisco de Assis Timóteo Rodrigues, acusado de pedofilia, prevaricação e abuso de autoridade.

Ele está afastado da comarca desde outubro do ano passado após ter sido investigado pela Corregedoria do TJ.

O relator do processo, desembargador Ricardo Paes Barreto, votou pela absolvição do juiz, alegando que as provas contra ele são inconsistentes, e teve o seu voto acompanhado pelo desembargador Fernando Cerqueira.

Diante da divergência de opiniões sobre a consistência, ou não, das provas colhidas contra o magistrado, o desembargador Bartolomeu Moraes solicitou vistas ao processo.

Dois anos após a morte de Agamenon, Getúlio se suicidava com um tiro no peito

Hoje, dia 24 de agosto, completam-se exatamente 56 anos da morte do presidente Getúlio Vargas. Ele suicidou-se com um tiro no peito, no dia 24/08/54, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, tendo deixado uma “Carta Testamento” que é um dos documentos mais importantes da História do Brasil.

Exatamente dois anos antes (24/08/54) havia morrido, no Recife, em pleno exercício do mandato, no Palácio do Campo das Princesas, de infarto fulminante, aos 58 anos de idade, o então governador Agamenon Magalhães, “a maior cabeça política que Pernambuco já teve”, segundo definição de Miguel Arraes.

Agamenon era sogro do empresário Armando Monteiro Filho, avô do deputado federal e candidato ao Senado, Armando Monteiro Neto (PTB), e tio do deputado federal Roberto Magalhães (DEM).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Polícia já tem suspeito de atentado contra presidente do TRE


A Polícia Civil de Sergipe informou que o principal suspeito do atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz de Mendonça, e seu motorista, Jailton Batista, é o alagoano Floro Calheiros(foto), acusado de envolvimento em assassinatos de adversários políticos e comerciais no Estado, segundo informa o site Claudio Humberto.

Floro, que foi detido duas vezes, está foragido há dois anos, e antes de fugir teria jurado Mendonça e um deputado estadual de morte. Ex-promotor de Justiça, Mendonça foi também secretário de Segurança por duas vezes.

A suspeita foi reforçada devido ao veículo utilizado no atentado, que teria sido roubado em Maceió. O carro foi encontrado incendiado logo após o crime, perto de um shopping da capital.

TSE nega volta de Rosinha Garotinho à prefeitura


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na noite desta quinta-feira (19) decisão do ministro Marcelo Ribeiro que negou pedido de liminar (ação cautelar) feito pela ex-prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, e seu vice, Francisco Arthur de Oliveira, para suspender a cassação de seus mandatos e continuar nos cargos.

A liminar foi negada pelo ministro no dia 1º de julho deste ano, diz o portal do TSE. O ministro Marcelo Ribeiro analisou um a um os pontos apresentados pela defesa no recurso proposto contra sua decisão e rebateu todos.

A prefeita e o vice pediam a concessão de liminar para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que determinou a inelegibilidade de ambos por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Pretendiam continuar nos cargos até que o TSE julgue o mérito da decisão do TRE do Rio.

Nesta noite, o ministro Marcelo Ribeiro reafirmou que, pela decisão do TRE do Rio de Janeiro, e em uma análise preliminar do caso, Rosinha e seu vice “foram efetivamente beneficiados” pelo abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

O TRE do Rio de Janeiro considerou que a prefeita foi beneficiada por um grupo de comunicação da região composto de uma rádio e um jornal. Na decisão que negou a liminar, o ministro observa que reformar a decisão do TRE local demandaria o reexame de fatos e provas, “o que não se admite em sede de recurso especial”.

Nota do Editor:Pelo visto só em Pernambuco que a Justiça não funciona!Madame Meia Sola cassada 2 vezes continua no cargo, e o GAMBIARRA passar pelo Ficha Limpa e querer ser Deputado Estadual;e dizer ao povo que não deve nada à justiça! Ah Pesqueira...!É muita cara de pau!

Presidentes dos TREs de todo país reúnem-se em Brasília

O 50º encontro do colégio de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) começou nesta quinta-feira no Naoum Plaza Hotel. Na ocasião, o colegiado debaterá temas de interesse de todos os TREs e trocarão experiências do trabalho desenvolvido em seus estados. De acordo com o Correio Braziliense, o evento acontece até amanhã no Salão Palm Springs do hotel sob organização do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Conselho de Justiça aumenta privilégios de Juízes


O Conselho Nacional de Justiça decidiu que os magistrados federais devem ter as mesmas vantagens que já são garantidas a integrantes do Ministério Público Federal, segundo o site Claudio Humberto.

A medida garante um aumento de privilégios. Os juízes, que já têm dois meses de férias por ano, poderão "vender" 20 dias e embolsar uma quantia considerável a mais por ano. Além do direito a auxílio alimentação, licença-prêmio e licença sem remuneração para tratar de assuntos particulares.

Porém, no próprio CNJ há quem acredite que, se a decisão for questionada no Supremo Tribunal Federal há chances de a corte suspendê-la.

Atentado a Desembargador confirma vulnerabilidade da segurança dos Magistrados nestas eleições


O atentado a tiros sofrido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Antônio Mendonça, comprovou a vulnerabilidade da segurança de juízes brasileiros e gerou manifestação imediata do Tribunal Superior Eleitoral. O carro oficial que seguia para a sede do TRE foi alvejado na manhã de ontem por cerca de trinta tiros. O desembargador conseguiu escapar, apesar de ter sido atingido por fragmentos de projéteis. O motorista do veículo, um policial militar de 41 anos, foi baleado na cabeça e estava em "estado muito grave", segundo boletim médico divulgado ontem no início da noite.

Autoridades eleitorais e entidades ligadas ao Poder Judiciário exigiram esforço para garantir a segurança dos magistrados, especialmente daqueles envolvidos nas eleições. Levantamento feito pelo Correio Brasiliense/Diario no ano passado revelou que em 15 dos 26 estados brasileiros existem casos de juízes assassinados ou jurados de morte por bandidos condenados por eles.

"O juiz brasileiro é despojado e, em geral, dispensa segurança. Vamos cogitar reforçar a segurança não apenas dos presidentes, mas de todos os que atuam no processo eleitoral, sobretudo naquelas áreas em que haja um risco maior à integridade física dos magistrados", disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, que cancelou a sessão extraordinária convocada para ontem à noite e seguiu para acompanhar o caso de perto, em Aracaju, onde visitou Mendonça, que passa bem. Lewandowski considerou "um milagre" o fato de o desembargador ter sobrevivido e garantiu que o atentado não vai inibir a atuação dos juízes neste momento eleitoral. Para ele, trata-se de um "incidente isolado e um fato raro neste país".

Ainda pela manhã, Lewandowski acionou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para que a Polícia Federal (PF) entrasse nas investigações. É rotina no TSE aprovar o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições em cidades onde a tranquilidade esteja ameaçada. O ministro observou, porém, que os pedidos devem ser feitos pelo juiz eleitoral da comarca. Segundo ele, o TSE dispõe de recursos para esse fim. Este ano, o orçamento da Justiça Eleitoral é de R$ 549,3 milhões. Até agora, R$ 69 milhões foram executados. "Se o TSE entender que é necessário, faremos a proteção especial para alguns juízes", prometeu o ministro da Justiça, Luiz Barreto. Atualmente, apenas dois juízes ligados ao combate ao crime organizado contam com escolta da PF. Desde a manhã de ontem, homens da corporação passaram a atuar no caso de Sergipe. O inquérito vai tramitar na Polícia Civil, mas contará com apoio "amplo e irrestrito" da PF, em efetivo, inteligência e suporte técnico.

"Não estamos descartando nenhuma hipótese. Pode ser um crime que tenha motivação eleitoral, mas também lembro que o desembargador Luiz Mendonça foi secretário de Segurança Pública e tem origem no Ministério Público",afirmou o presidente do TSE.

No Supremo Tribunal Federal, o presidente, Cezar Peluso, leu uma nota em que cobrou que os órgãos oficiais de segurança "redobrem a atenção quanto à proteção da integridade física dos magistrados e das demais autoridades públicas, sobretudo daquelas envolvidas no processo eleitoral em curso no país".

Exames ontem confirmam cura do câncer de Dilma


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, passou por uma bateria de exames no hospital Sírio-Libanês na noite de ontem, em São Paulo. A ex-ministra da Casa Civil fez um check-up e exames de imagem mais detalhados. De acordo com uma fonte ouvida pela Folha, tais exames, cujos resultados já saíram, mostram que a petista está curada do câncer linfático do qual se tratou no ano passado. Dilma foi atendida pelos médicos Roberto Kalil Filho, cardiologista, Paulo Hoff, oncologista clínico, e Yana Augusta Sarkis Novis, hematologista

Eduardo abre o primeiro programa do guia eleitoral apresentando a sua família


O governador Eduardo Campos abriu a série de programas do seu guia eleitoral apresentando ao povo pernambucano a sua família: a mulher, Renata, e os quatro filhos.

Ele disse que aprendeu com o avô, Miguel Arraes, e o presidente Lula, a governar para os que mais precisam e que deseja ser governador por mais quatro anos para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2007 que á aprovado, hoje, pela maioria dos pernambucanos.

O governador não apresentou imagens do seu principal cabo eleitoral, que é o presidente Lula, o que só deverá fazer na reta final da campanha política.

Jarbas faz sua primeira promessa de campanha: baixar o imposto do celular pré-pago


O candidato Jarbas Vasconcelos fez sua primeira promessa de campanha no guia eleitoral desta quarta-feira: baixar o imposto do celular pré-pago.

Ele disse que em 1998 encontrou um estado quebrado e que deseja voltar ao governo para recuperar a educação e a saúde.

Diferentemente de outros candidatos a governador da oposição que estão escondendo o palanque, Jarbas colocou imagens de José Serra, seu candidato a presidente, logo na abertura do programa. E reprisou no final.

Armando e Humberto são sabatinados na UFPE


O primeiro compromisso de campanha dos candidatos ao Senado pela Frente Popular, Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) desta quarta-feira (18) foi uma sabatina com os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A mediação do debate ficou por conta do estudante de Direito Pedro Jacóme, integrante do Diretório Acadêmico da faculdade, que foi responsável pela realização do encontro. Iniciando a conversa, Armando Monteiro destacou seu histórico político, relembrando as ações desenvolvidas na área empresarial. O candidato reafirmou seu compromisso com os pequenos e micro empreendedores e com a educação profissional.

Por sua vez, Humberto Costa destacou ações que foram estruturadas nos períodos em que assumiu funções como ministro da Saúde, como o programa Brasil Sorridente, e secretário das Cidades do Estado, como o programa Carteira Nacional de Habilitação Popular e Academia das Cidades. O candidato foi incisivo em dizer que, se eleito, dará atenção às questões referentes ao desenvolvimento urbano como habitação e transporte.

Assuntos como políticas públicas para a juventude, Educação, Saúde, Reforma Política e Tributária foram abordados durante o debate. Ambos os candidatos defenderam a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) e eleição de Dilma Rosself (PT) para presidente do País. “Estamos vivendo um momento de mudança de patamar. O Brasil não é mais o que era há oito anos. Melhoramos do ponto de vista econômico social e precisamos continuar avançando”, ressaltou Humberto antes de se despedir da platéia.

Na nova pesquisa do Vox Populi, Eduardo abre 51 pontos de vantagem sobre Jarbas


Foi divulgada ontem à noite pelo Jornal da Band a mais nova pesquisa do “Vox Populi” realizada em Pernambuco sobre a intenção de voto dos eleitores para o governo estadual.

Se a eleição fosse hoje, o governador Eduardo Campos teria 70% dos votos dos pernambucanos, ante 19% do senador Jarbas Vasconcelos.

Essa foi a maior diferença apresentada até agora pelo candidato da Frente Popular em relação ao senador peemedebista.

Procurado, o governador não quis comentar o resultado da pesquisa alegando que ele “reflete um momento” e que vai continuar trabalhando como se estivesse em desvantagem.

Já o senador teve idêntico procedimento. Disse que tem por hábito não comentar pesquisa, nem as que lhe são favoráveis nem as que lhe são desfavoráveis.

Aliados ignoram Serra em programas eleitorais na TV


No primeiro dia do horário eleitoral gratuito dos candidatos a governador, o presidenciável do PSDB, José Serra, foi ignorado pela maioria dos aliados que dão sustentação a sua candidatura à Presidência, de acordo com o Estadão.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, aparece logo depois do presidente Lula como a principal estrela nos filmetes. Levantamento feito nos programas na televisão que foram ao ar ontem, às 13 horas, em todos os Estados - exceto Rondônia - e no Distrito Federal, mostra que o tucano foi citado explicitamente, e uma única vez, por apenas um candidato: o paulista Geraldo Alckmin (PSDB).

A maioria dos candidatos nos Estados, inclusive os que, em tese, dão palanque ao presidenciável, preferiu citar ou exibir o presidente Lula em seus programas - esse fenômeno já havia aparecido na eleição de 2006, mas na época Lula era candidato à reeleição.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

No Vox Populi, Dilma abre 16 pontos de vantagem sobre José Serra


O Jornal da Band divulgou na noite desta terça-feira a mais recente pesquisa do “Vox Populi” sobre a eleição presidencial.

Dilma está com 45% de intenções de voto, ante 29% de José Serra. Em relação à pesquisa anterior, a candidata do PT cresceu quatro pontos percentuais (tinha 41%) e o candidato do PSDB caiu quatro (tinha 33%).

Com esse percentual, Dilma venceria a eleição no primeiro turno, como já demonstraram também o Ibope e o Datafolha.

Foram ouvidos 3 mil eleitores entre os dias 7 e 10 de agosto e a margem de erro da pesquisa é de apenas 1,8%.

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog