segunda-feira, 31 de maio de 2010

Miriam Lacerda prevê um ''clássico'' em Caruaru com ela e João Lyra na chapa majoritária




Em entrevista à “Folha de Pernambuco” desta segunda-feira, a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM), escolhida vice de Jarbas Vasconcelos na semana passada, prevê um “clássico” em Caruaru pelo fato de ela e o atual vice-governador João Lyra Neto (PDT) terem suas bases políticas lá.

Textual: “Eu digo que é uma (eleição) majoritária dentro de outra porque nós temos um prefeito adversário (José Queiroz) que é aliado do Governo do Estado e o vice-governador (João Lyra Neto) que também é adversário. Então vai ser um verdadeiro clássico”.

A deputada disse ainda que Jarbas está examinando a possibilidade de fazer a convenção regional dos partidos aliados, em Caruaru, dia 18 de junho próximo. Mas, independente disto, já estava se preparando junto com seu marido, Tony Gel, para fazer uma grande festa política na cidade para festejar sua escolha como vice.

TROCA DE PREFEITOS VAI ATÉ O DIA 13 DE JUNHO DE 2010.

Um dado alarmante fora divulgado recentemente pela Justiça Eleitoral. Cerca 100 prefeitos eleitos para o comando do Executivo nas últimas eleições municipais de 2008 tiveram seus mandatos cassados por irregularidades na campanha eleitoral, entre elas compra de votos. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de 24 estados já trocaram ou ainda vão trocar os novos prefeitos até 13 de junho deste ano. O campeão no número de gestores municipais cassados é o estado Minas Gerais. Os mineiros totalizam 21 prefeitos cassados e é o com maior número de eleições contestadas na Justiça.
Apenas não registraram problemas Amapá e Ceará. Segundo o TSE, as duas primeiras eleições provocadas pela cassação de prefeitos foram realizadas ainda em 2008.
Em Pernambuco, três prefeitos foram cassados, dois deles pela acusação de abuso de poder econômico em 2008: o de Paudalho, Fernando Moreira (PTB) e o de Santa Maria da Boa Vista, Leandro Duarte (DEM). O primeiro voltou ao cargo após ingressar com recurso rejeitando a decisão do juiz da 17ª zona eleitoral, Fernando Menezes Silva. Na época, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Zé Dinda (PDT) - aliado do petebista - ficou desaparecido durante dois dias para não ter que diplomar o segundo colocado na eleição de 2008 e que segundo a Justiça deveria assumir o Executivo, Eufrásio Gouveia. O caso ainda espera julgamento no TRE.
Já Leandro Duarte perdeu o mandato após o TRE cassá-lo, por unanimidade. Entre as causas da condenação: distribuição de combustível, utilização de veículo da prefeitura em campanha e oferecimento de dinheiro. Os seis desembargadores decidiram pela punição com base em um recurso impetrado pelo segundo colocado no pleito, Jetro do Nascimento Gomes (PSB), derrotado por 63 votos de diferença, com 10.082 (49,84%). O socialista assumiu a gestão do município.
ALIANÇA
Em maio de 2008, o então prefeito de Aliança, Carlos Freitas (PSDB), se viu obrigado a renunciar, junto com o vice e a presidente da Câmara de Vereadores, acusado de compra de votos na eleição de 2004. Houve eleição suplementar e o vitorioso foi Azoka Gouveia (PR). Em outubro do mesmo ano, o republicano foi reeleito prefeito.
Fonte: Folha de Pernambuco 30/05/2010


Será que o excelentíssimo Juiz de Pesqueira Dr.André irá também cumprir com a lei e cassar mais uma vez a já cassada prefeita Cleide Oliveira. Toda Pesqueira está na expectativa desta decisão histórica. Esperar pra ver!..

CHARGE DO DIA

Collor é alvo de representação por propaganda fora de época


O Comitê 9840, que representa o movimento do projeto Ficha Limpa no País, entrou nesta segunda-feira com uma representação por propaganda eleitoral fora de época contra o senador Fernando Collor (PTB-AL), segundo o Portal Terra.

Segundo o Comitê, Collor está em plena campanha no Estado, inclusive inaugurando obras. "O senador está se comportando como se fosse o governador de Alagoas. Passa pelos municípios e inaugura escolas, praças e postos de saúde. Para nós, isso é irregular e o Ministério Público Eleitoral (MPE) deve se pronunciar sobre o caso", disse o coordenador do movimento Antônio Fernando da Silva.

Collor já foi advertido pelo MPE por fazer propaganda fora de época. Esta é a 19ª representação do Comitê contra pré-candidatos em Alagoas. Na lista de representações estão ainda o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, e a vereadora por Maceió, Heloísa Helena (Psol).

Vice-prefeito de São Bento do Una reafirma apoio a Eduardo Campos


O deputado estadual Marcantônio Dourado (PTB) informou ontem ao Palácio do Campo das Princesas que o vice-prefeito de São Bento do Una e seu aliado político, José Almeida (PMDB), esteve de fato no almoço oferecido sábado passado pelo deputado federal José Mendonça (DEM) ao senador Jarbas Vasconcelos mas única e exclusivamente por ser amigo do anfitrião.

Segundo o deputado, que falou pelo telefone com o secretário especial de Articulação Política, Gilberto Rodrigues, não há “o menor perigo” de o vice-prefeito votar em Jarbas Vasconcelos.

Tanto o vice como os oito vereadores do seu grupo estão comprometidos com a reeleição do governador e já disseram isto ao próprio no Palácio do Campo das Princesas.

Estado libera outro trecho da nova Estrada da Batalha


A nova Estrada da Batalha está ficando pronta. Na manhã desta segunda-feira, o governador Eduardo Campos esteve no local para inaugurar o segundo dos três viadutos que formam o complexo viário. O Viaduto do Bandepe tem 660 metros, quatro faixas de rolamento e custou R$ 12,5 milhões.

Ao todo, são R$ 150 milhões para o projeto de reforma da Estrada da Batalha, que inclui ainda a construção do Túnel Maria Irene, o Viaduto dos Prazeres, o alargamento das pistas, obras de iluminação e paisagismo. A ação prevê também a construção de uma praça e de um centro cultural. Tudo deve estar pronto em Julho do próximo ano.

As mudanças no trânsito serão sentidas a partir do próximo domingo. Todos os veículos que seguirem pela Estrada da Batalha usarão as quatro faixas do novo viaduto (duas para quem segue no sentido norte e duas para o sul. A ideia é tornar mais ágil a construção do terceiro viaduto que será erguido ao lado (sentido Cabo) até setembro.

Lula participa de inauguração no Rio de Janeiro


O pré-candidato à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), recebeu o presidente Lula para inaugurar uma Upa (Unidade de Pronto Atendimento) na tarde desta segunda-feira, na Cidade de Deus, zona oeste da capital fluminense. Embora se trate de um evento do governo, a inauguração reforçou o apoio mútuo, do PT de Lula a Cabral, e do governador do Rio à pré-candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, segundo o Portal Terra.

Em um breve discurso, Lula ressaltou sua união política com Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), também presente. 'Se houver divergências entre os governos federal, estadual e municipal, quem perde é o povo', provocou Lula.

Cabral, por sua vez, disse que a cidade de Deus, construída na década de 60 para receber desabrigados do incêndio em uma favela da zona sul, 'foi esquecida durante décadas'. O governador ressaltou o fato de o conjunto habitacional na zona oeste ter recebido uma UPT (Unidade de Polícia Pacificadora) e ponderou que abusos policiais recentemente denunciados devem ser coibidos.

Jarbas terá o apoio dos dois lados na terra do ex-governador Joaquim Francisco

O candidato Jarbas Vasconcelos (PMDB) vai ter o apoio dos “dois lados” no município de Macaparana, terra do ex-governador Joaquim Francisco (PSB) que na última sexta-feira desistiu de ser candidato a deputado federal.

O senador será apoiado no município pelo deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM), pai do prefeito Maviael Cavalcanti Filho e primo do ex-governador Joaquim Francisco.

A oposição local, chefiada pelo deputado Antonio Moraes (PSDB), também vai apoiar o senador, de quem ele é primo em segundo grau. A avó do deputado, Anita Moraes, era irmã da genitora do candidato a governador.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Odebrecht apresenta em Arcoverde cronograma de construção da Transnordestina




Diretores da Odebrecht, empresa responsável pela construção da Transnordestina, apresentaram ontem (24) à tarde, em Arcoverde, o plano de ação da obra a empresários e políticos locais.

Eles informaram que os trabalhos de construção começam no próximo mês de junho. Até agosto, cerca de 550 trabalhadores deverão estar empregados na obra.

O encontro contou com a presença do prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), do diretor de contrato Pedro Leão, do diretor Paulo Falcão e dos gerentes administrativo e de produção, Eufrásio Danda e Alexandre Biselli.
Em Arcoverde, a estrada de ferro começa por trás do Max Hotel, passa pelo IPA e na altura do viaduto será construído um túnel com cerca de 900 metros, saindo na altura do Hotel Serrano, cruzando a BR 232.

No encontro, também foi lançada a proposta aos empresários e autoridades presentes para que se mobilizem a fim de garantir a instalação de um entreposto de abastecimento em Arcoverde. Para isso, o prefeito Zeca Cavalcanti já anunciou que irá contratar uma empresa que fará o levantamento de toda a produção de Arcoverde e região que possa ser transportada pelos trens da Transnordestina.

Dilma se sai muito bem na sabatina com Empresários na CNI


Na sua fala ao empresariado nacional, em evento que ocorreu na sede da CNI, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, diz que o Brasil vive uma era de prosperidade e rasga a seda para as políticas macroeconômicas do governo Lula, destacando três pontos: 1) controle da inflação, com política de metas; 2) robustez fiscal, por meio de câmbio flutante e acúmulo de reservas; 3) equilíbrio fiscal, por meio de uma diminuição do endividamento público e política de superavit primário.

Primeira pré-candidata a falar no debate da CNI, a petista Dilma Rousseff enfatiza que o Governo Lula fez uma política bem sucedida na área econômica, que combinou aceleração do crescimento e redução real da taxa de juros. 'A taxa é alta ainda, mas demonstra trajetória de queda que mantém a sustentabilidade', disse.

A candidata governista, em fala dirigida aos empresários na sede da CNI em Brasília, deixa escapar uma similaridade entre o discurso e o slogan da pré-campanha. Ela afirma que o momento é de "consolidar conquista e avançar". O seu slogan é "Brasil já encontrou o rumo certo. É hora de seguir em frente!

Na sua fala, a ex-ministra da Casa Civil afirmou que nos sete anos e meio em que esteve no governo, deu demonstração de "maturidade" ao respeitar os contratos firmados pelo Executivo. "Muitas vezes não concordávamos com os contratos, mas respeitamos todos." Dilma falou também em economia do conhecimento: "Para ingressar em definitivo na economia do conhecimento, temos de apostar de forma decisiva na formação de engenheiros, matemáticos e físicos. Não há inovação sem eles", afirma Dilma a empresários

Humberto e Maciel lideram para o Senado, diz pesquisa do Instituto Maurício de Nassau


1) O Instituto Maurício de Nassau fez pesquisa de opinião para o Senado, em Pernambuco, trabalhando com duas simulações: uma com Humberto Costa (PT), Marco Maciel (DEM), Armando Monteiro Neto (PTB) e Raul Jungmann (PPS) e, outra, substituindo o candidato do PT pelo ex-prefeito João Paulo.

2) O Instituto perguntou ao eleitor a quem daria o seu primeiro voto para senador (são duas vagas) e os resultados foram os seguintes:

a) Humberto Costa – 29%b) Marco Maciel – 21%
c) Armando Monteiro Neto – 12%
d) Raul Jungmann – 4%.

3) Na disputa pela segunda vaga Armando Monteiro é o 1º (16%), Humberto o 2º (15%), Marco Maciel o 3º (12%) e Raul Jungmann o 4º (11%).

Mendonção quer duplicação


Polêmico e agressivo na forma de fazer política, o deputado José Mendonça Bezerra (DEM), que lidera um grupo importante no Estado e que poderá eleger dois deputados federais e um estadual, defendeu, ontem, numa conversa com este colunista, que Jarbas faça a primeira grande promessa da sua campanha: a duplicação da BR-232 no trecho São Caetano-Arcoverde.

“Se na primeira gestão, Jarbas duplicou até Caruaru e depois São Caetano, criando um novo e promissor corredor econômico do Estado, chegou à vez de levar o desenvolvimento até a porta do sertão”, pregou Mendonção, como é mais conhecido o pai do ex-governador Mendonça Filho.

Quando cumpriu a promessa até Caruaru, o ex-governador contou com os recursos da privatização da Celpe. Mendonção não especifica claramente de onde Jarbas retiraria tanto dinheiro para a nova empreitada. “A verba viria da União. Seria uma obra que Serra, que será o nosso futuro presidente, também elegeria entre as prioridades para o Estado”, observa.

Duplicar a 232 até Arcoverde, um trecho de 107 km, se traduz num grande sonho. Como diz Mendonção, a redenção de uma região, como o sertão, que começa a atrair investimentos que antes direcionados para a RMR, devido a falta de infraestrutura e serviços básicos. A obra é de tamanha envergadura que se enquadraria no PAC.

INVESTIMENTOS – Nos últimos anos, o Interior, aliás, ganhou empreendimentos de porte, como a Sadia, em Vitória; a Perdigão, em Bom Conselho; e está em andamento a sede da Hemobrás, em Goiana. Uma das maiores jazidas de calcário do Nordeste, na pequena Carnaíba, no Sertão do Pajeú, pode também vir a ganhar uma indústria de cimento do grupo pernambucano Nassau, segundo o prefeito Anchieta Patriota. Só isso, por si só, justificaria a duplicação da BR-232 até Arcoverde

Na foto com seu genro Deputado Augusto Coutinho

Sucessor de Armando Monteiro na presidência da CNI tomará posse em 29 de outubro


Está marcada para o dia 29 de outubro próximo a posse da nova diretoria da CNI (Confederação Nacional da Indústria) escolhida por aclamação no dia 12 de maio passado.

Para o lugar do presidente, deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB-PE), foi eleito um não político: Robson Braga de Andrade.

O atual presidente da Fiesp e candidato do PSB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, foi eleito 1º vice-presidente. E o paraibano Francisco de Assis Benevides Gadelha, irmão do deputado federal Marcondes Gadelha (PSC-PB), foi eleito 1º diretor financeiro.

Armando entregou hoje, em Brasília, aos três principais candidatos a presidente da República o documento “A Indústria e o Brasil: 2011-2014 – Uma agenda para crescer mais e melhor”.

Jovens de 51 municípios contarão com espaços especiais de atividades




Jovens de 51 municípios pernambucanos com menos de 35 mil habitantes serão beneficiados com a implantação do projeto Casas das Juventudes. O convênio para a instalação das unidades foi assinado hoje (25), pelo governador Eduardo Campos. O investimento para equipar os espaços é de R$ 2 milhões.

As Casas das Juventudes vão centralizar atividades e estruturar uma política pública específica para os jovens pernambucanos. Todas as unidades vão contar com 10 computadores ligados à internet, além um ambiente multiuso para exibições de cinema, realização de palestras e seminários, dentre outras atividades. As prefeituras ficarão responsáveis pela cessão do espaço físico, folha de pagamento dos funcionários e demais serviços de manutenção do espaço.

Prefeitos de 34 municípios compareceram à cerimônia de assinatura do convênio, no Palácio do Campo das Princesas.

As cidades beneficiados com o projeto serão: Agrestina, Floresta, Pombos, Santa Filomena, Sertânia, Itamaracá, Afogados da Ingazeira, Água Preta, Alagoinha, Altinho, Brejão, Brejinho, Buenos Aires, Caetés, Camocim de São Félix, Camutanga, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Catende, Cedro, Cortês, Cupira, Custódia, Feira Nova, Gameleira, Glória do Goitá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Itaquitinga, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa de Itaenga, Lajedo, Maraial, Paranatama, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, Sanharó, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, Tabira, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Tupanatinga, Vicência e Xexéu.

Juiz de Arcoverde arquiva processo que tinha como réu a ex-prefeita Erivânia Camelo

O juiz da 2ª Vara Cível de Arcoverde, Drauternani Pantaleão, arquivou uma ação da prefeitura de Arcoverde contra a ex-prefeita Erivânia Camelo, atual presidente da Adagro, reclamando o ressarcimento de uma verba da União que fora destinada à área de saúde e desviada para outros fins.

A ação foi interposta pela então prefeita Rosa Barros, que, à época, era adversária política de Erivânia (hoje estão do mesmo lado).

Os advogados da ex-prefeita, Edílson Xavier e Nadja Pacheco, levantaram a preliminar de “ilegitimidade” da prefeitura para reclamar a devolução da verba porque só quem poderia fazê-lo era a União. O juiz acolheu a tese da defesa e mandou arquivar o processo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governo do Estado: junho será de inaugurações na Saúde


O Governo do Estado vai entregar uma série de obras na área de Saúde nos próximos 40 dias. Do próximo dia 28 de maio ao dia 29 de junho serão inaugurados o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, três UPAs e a nova emergência do Hospital da Restauração, além das reformas de vários hospitais já existentes no Recife.

O anúncio do calendário da Saúde para o final deste primeiro semestre foi feito pelo governador Eduardo Campos nesta segunda-feira durante visita às obras dos hospitais Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, Pelópidas Silveira, no Curado, e da UPA de Barra de Jangada. Acompanhado pelo secretário Fred Amâncio, o governador fiscalizou o andamento dos trabalhos e cobrou agilidade.


TERCEIRO HOSPITAL – O Pelópidas está com a base pronta e agora estão sendo erguidas as estruturas. Atualmente, 350 funcionários trabalham na obra para que tudo esteja pronto o mais rápido possível.

Líder do PT ameaça expulsar quem receber propina no Maranhão


O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ameaçou nesta segunda-feira de expulsar petistas que aceitem uma suposta oferta de representantes da família Sarney para que mudem de voto e apoiem a pré-candidatura à reeleição da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), segundo o Portal Terra.

"Se tiver isso no PT, vamos expulsar. O PT não admite nem nunca admitiu uma coisa dessas. Isso (a denúncia) é por conta da maledicência. Você acha que alguém vai se vender?", questionou Vaccarezza.

De acordo com o parlamentar, a preferência por Roseana só poderá ser oficializada pelo Diretório Nacional do PT e deverá levar em conta o apoio nacional entre os petistas e o PMDB. "Não está em questão o apoio do Sarney. O que sempre esteve em questão foi o acordo nacional com o PMDB", explicou o líder governista.

Chalita terá papel formal na campanha de Dilma


O vereador de São Paulo e ex-secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, que tem ajudado a fazer a ponte entre a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e a Igreja Católica, será convidado a assumir um papel formal na campanha da ex-ministra, tanto nessa área quanto no capítulo do programa de governo relativo à educação, que esteve sob seu comando em São Paulo durante a gestão de Geraldo Alckmin, informa o "Painel" da Folha.

A direção do PSB ainda vai apelar, mas já sabe que Chalita decidiu não disputar o Senado.O vereador paulistano, que havia deixado o PSDB com esse objetivo, planejava executá-lo em aliança com o PT.Diante da manutenção da candidatura de Paulo Skaf ao Governo, desistiu da eleição majoritária.Concorrerá a deputado federal.

Ministério Público Eleitoral recomenda cassação de deputado




O Ministério Público Eleitoral recomendou a cassação do deputado Paulinho da Força (PDT-SP) por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. De acordo com à Folha Online. O parecer foi entregue ao ministro do TSE Marcelo Ribeiro nesta segunda-feira.

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, concordou com a acusação de que Paulinho usou sua condição de presidente da Força Sindical para conseguir recursos de fontes proibidas pela Lei --como os sindicatos.Segundo o parecer, Paulinho usou veículos de sindicatos em sua campanha, gastou acima do limite e teve as contas de campanhas apresentadas com irregularidades.

No TRE-SP a ação já tinha sido julgada improcedente, mas o Ministério Público recorreu ao TSE.Em sua defesa, o deputado afirma que o processo deve ser arquivado porque não há provas.

MP também mira Serra por propaganda antecipada


A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Santa Catarina apresentou denúncia por propaganda antecipada contra o ex-governador e pré-candidato ao Planalto, José Serra (PSDB). O pedido pretende averiguar se Serra foi promovido eleitoralmente antes do prazo, durante o 28º Congresso Internacional de Missões dos Gideões Missionários, realizado em 1º de maio, em Camboriú. Segundo o Portal IG, a denúncia foi encaminhada à Procuradoria Geral Eleitoral, à Procuradoria Geral de Justiça de Santa Catarina e à Promotoria da Comarca de Camboriú.

Com base no noticiário veiculado na época, a denúncia aponta que o evento teria contado com um patrocínio de R$ 300 mil do Governo do Estado de Santa Catarina, cujo titular, Leonel Pavan, filiado ao PSDB, além de outros R$ 240 mil da Prefeitura de Camboriú, comandada pela também tucana Luzia Coppi.

No mesmo dia em que o pré-candidato tucano foi a Santa Catarina, sua rival petista Dilma Rousseff participou ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva das festas de 1º de maio organizadas pelas centrais sindicais.

CNI promove nesta terça o primeiro debate com os presidenciáveis


A Confederação Nacional da Indústria – presidida pelo deputado pernambucano Armando Monteiro Neto – promoverá nesta terça-feira, em Brasília, uma espécie de debate entre os presidenciáveis.

Confirmaram presença Serra, Dilma e Marina Silva. O debate terá o mesmo formato do que foi realizado em 2002 com Lula e Serra. A CNI vai entregar aos três candidatos a “Agenda da Indústria”, ou seja, as teses que os industriais defendem para manter o Brasil no rumo do desenvolvimento sustentável.

Em Pernambuco, Armando é aliado do presidente Lula e eleitor de Dilma Rousseff. Mas, na presidência da CNI, não tem preferência por candidatos.

A SAÚDE DE PESQUEIRA ESTÁ MORRENDO PELA BOCA



QUASE NINGUÈM SABE, MAS, O SALÁRIO DOS DENTISTAS DA PREFEITURA É DE 814,00. É O MENOR SALÁRIO PAGO POR PREFEITURA NO ESTADO DE PERNAMBUCO SEGUNDO O CONSELHO DE ODONTOLOGIA. PESQUEIRA É DESTAQUE NEGATIVO NO ESTADO NESTE ÍTEM. DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO, SÓ RETOU AOS DENTISTAS A OPÇÃO POR GREVE. BOA PARTE DOS DENTISTAS NÃO É FUNCIONÁRIO E SIM CONTRATO. O SALÁRIO DOS CONTRATOS NINGUÉM SABE E NINGUÉM VÊ. O FILHO DO SECRETÁRIO É CONTRATADO. ELE TAMBÉM SÓ RECEBE 814,00?

Informações de Dr.CIRO MIRANDA - DENTISTA CONCURSADO

domingo, 23 de maio de 2010

Lula deverá sancionar o projeto Ficha Limpa sem vetos


O presidente Lula deverá sancionar, sem vetos, o projeto Ficha Limpa, aprovado no Senado quarta-feira. Lula tem até 8 de junho para a sanção, mas não deve utilizar todo o prazo, embora pretenda ouvir os líderes do governo antes, possivelmente na segunda-feira. Ele tem dúvidas em relação à emenda de redação do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que substituiu 'os que tenham sido condenados' por 'os que forem condenados'.

Já o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto de Paula Machado, disse que a polêmica interpretação gramatical sobre o texto é uma maneira de não aplicar a lei este ano:

- As melhores regras de interpretação indicam que uma lei não pode ser interpretada gramaticalmente. O sentido da lei aprovada pelo Senado é claro: os candidatos que, no momento do registro da candidatura, tiverem condenações judiciais nos termos do que diz o texto aprovado no Senado estão sujeitos às regras de inelegibilidade.

Segundo Machado, a OAB discorda das teses de que a lei aprovada pelo Senado só se aplicará a casos futuros:

- A lei tem aplicação imediata. Todo candidato que tiver condenação em órgão colegiado da Justiça estará impedido de disputar a próxima eleição.(de O Globo)

CHARGE DO DIA

Jarbas vai botar o pé na estrada a partir do próximo sábado


O senador Jarbas Vasconcelos já teve oportunidade de dizer que não vai esperar pelo guia eleitoral, que só começa em 15 de agosto, para colocar sua campanha nas ruas.

Quer começar a viajar pelo interior, o quanto antes, iniciando no próximo dia 29 por Belo Jardim, cujo prefeito, Marcos Coca-Cola (DEM), é seu aliado.

O deputado José Mendonça (DEM) será o anfitrião do encontro, em sua fazenda, local em que se encontraram pela primeira vez para selar a aliança PFL-PMDB o então pefelista Joaquim Francisco e o peemedebista Jarbas Vasconcelos.

Mendonção está se aposentando da vida pública após cumprir 11 mandatos parlamentares consecutivamente, um de deputado estadual e 10 de deputado federal.

Os herdeiros do seu espólio eleitoral são o filho, Mendoncinha, o genro Augusto Coutinho e o sobrinho João Mendonça.

Eduardo inicia maratona de inaugurações a partir desta semana


O governador Eduardo Campos já autorizou sua assessoria política a agendar um calendário de inaugurações por todo Estado, a partir desta semana.

Estão na pauta mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Recife e uma Escola Técnica Estadual na cidade de Goiana.

Na próxima sexta-feira, a convite do prefeito José Queiroz (PDT), ele estará em Caruaru para a abertura do São João. E, para aproveitar o embalo da viagem, visitará no dia seguinte as cidades de Brejo da Madre de Deus e Jataúba.

Ex-ministro da ditadura diz por que o presidente Lula deverá eleger Dilma Rousseff


Ex-ministro da Fazenda dos generais Costa e Silva e Garrastazu Médici, tendo sido, inclusive, um dos signatários do Ato Institucional nº 5, por meio do qual o Brasil virou uma ditadura, Delfim Neto sintetizou numa entrevista, em São Paulo, sexta passada, o cenário em que Dilma Rousseff vai disputar a próxima eleição presidencial:

“Estão avançando o entusiasmo da sociedade, o consumo, os investimentos, o salário real e a geração de empregos”.

Num cenário desse, convenhamos, fica difícil para José Serra encontrar o “tom certo” para disparar suas críticas ao governo federal. Não pode ser tão ameno que aparente “medo” de criticar o governo, nem tampouco tão radical para não perder eleitores que querem votar nele mas aprovam o governo do presidente Lula.

Nenhum dos três jornais do Recife publicou a pesquisa do Instituto Maurício de Nassau




1) Coincidência ou não, nenhum dos três jornais de Pernambuco quis publicar a pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau, divulgada na última sexta-feira, sobre a intenção de votos dos pernambucanos para o governo estadual.

2) Sem entrar no mérito da metodologia, ela divergiu do Vox Populi e do Ibope que apontaram vantagem folgada de Eduardo Campos sobre Jarbas Vasconcelos.

3) A do Instituto Vox Populi, contratada pela TV Bandeirantes, apontou Eduardo Campos com 57% de intenções de voto, ante 28% de Jarbas Vasconcelos.

4) Já a do Ibope, contratada pelo Partido Democratas, apontou o atual governador com 55% e o senador com 31%.

5) Mas a do Instituto Maurício de Nassau, feita exatamente na mesma semana, deu um resultado discrepante: 51% para Eduardo e 28% para Jarbas.

6) Talvez tenha sido por causa dessa discrepância que nenhum Jornal quis publicá-la, suspeitando, talvez, de erro na amostragem ou então na metodologia.

7) Porém, mesmo levando-se em conta que esta pesquisa esteja certa, excluindo-se os votos brancos e nulos Eduardo Campos teria, hoje, 65% dos votos válidos, ante 35% do senador Jarbas Vasconcelos.

É isso aí.

PSB e PSDB fazem acordo político na Paraíba e no Paraná




Os presidentes nacionais do PSDB e do PSB, Sérgio Guerra e Eduardo Campos, respectivamente, ambos de Pernambuco, fizeram o seguinte acordo sobre as eleições da Paraíba e do Paraná.

Na PB, o PSDB apoiará a candidatura do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ao governo estadual, e no PR inverte-se o jogo. Lá, o PSB apoiará a candidatura do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que aliás lidera as prévias.

O PSDB vai indicar os dois senadores da chapa de Coutinho (o ex-governador Cássio Cunha Lima e o atual senador Efraim Moraes), ao passo que o PSB já foi recompensado no Paraná: “herdou” a prefeitura de Curitiba para o seu filiado Luciano Ducci.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Jarbas conversa com Miriam, reservadamente, após a reunião no DEBATE


Assim que terminou a reunião com os deputados estaduais de oposição, nesta sexta-feira, o senador Jarbas Vasconcelos chamou Miriam Lacerda (DEM) para uma conversa reservada.

Ele teria convidado a deputada para ser a vice da chapa, embora ela continue negando. A ideia de pôr alguém de Caruaru na vaga de vice decorre do fato de João Lyra Neto (PDT) ser natural daquele município, que é o mais importante do Agreste pernambucano.

Miriam Lacerda vai aceitar o convite e já está discutindo com o marido, Tony Gel, quem será candidato em seu lugar para a Assembleia Legislativa.Ela sabe tanto quanto Jarbas que vai para uma “eleição dificílima” e não quer abrir mão do espaço político que conquistou em Caruaru porque pretende disputar a prefeitura em 2012.

Eduardo bate Jarbas por 51 a 28 na pesquisa do Instituto Maurício de Nassau


Saiu nesta sexta-feira o resultado de mais uma pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos dos pernambucanos para o Governo do Estado. Ela foi realizada pelo Instituto Maurício de Nassau nos dias 17 e 18 deste mês com 2.500 questionários.

Na pesquisa espontânea, o governador Eduardo Campos aparece com 42% de intenções de voto, ante 18% de Jarbas Vasconcelos.

Já na pesquisa estimulada, ou seja, naquela em que são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos, o governador aparece com 51% e o senador com 28%.

Oposicionistas dizem em reserva que Jarbas tem obrigação de pôr na urna pelo menos o mesmo percentual de votos que Humberto Costa pôs em 2002 quando disputou o governo contra ele: 36%.

Cid Gomes será recebido hoje pelo presidente Lula


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que até agora reina absoluto em seu Estado porque não tem adversários para a disputa estadual, será recebido hoje no final da tarde pelo presidente Lula.

Além de questões administrativas, ele vai dizer ao presidente da República que o PSB do Ceará está fechado com a candidatura de Dilma Rousseff. E que seu irmão, Ciro, mais cedo ou mais tarde, por solidariedade ao “projeto nacional”, vai acabar se engajando na campanha dela.

Esposa do Prefeito de Escada é condenada por fazer campanha eleitoral antecipada


Mary Gouveia, esposa de Jandelson Gouveia, prefeito do município de Escad, Mata Sul, e provável candidata a deputada estadual, foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) pela realização de propaganda eleitoral extemporânea, ou seja, antes do período permitido pela legislação eleitoral (após o dia 5 de julho do ano da eleição). Ela terá que pagar multa no valor total de R$ 10.320,50.

A propaganda irregular terá que ser retirada de circulação. O processo resultou de uma representação proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra Mary e Jandelson Gouveia. O Ministério Público atuou no caso como fiscal da aplicação correta das leis.

Irregularidades - Durante a Semana Santa, foi realizada no município uma distribuição de peixes vinculada à entrega de cartazes com foto de Mary Gouveia. Além disso, houve afixação de outdoors em vias públicas de ampla circulação, colagem de cartazes em prédios públicos e privados - inclusive na sede da prefeitura - e aplicação de adesivos em vidros traseiros de automóveis.

O material publicitário continha nome e imagem da esposa do prefeito.

Os outdoors, divulgados como “homenagem de amigos”, traziam ainda a sugestiva mensagem “Parabéns, Mary Gouveia, você fará um projeto que se realizará, e luz brilhará em seu caminho”. Os adesivos continham dizeres que deixavam claro seu propósito de divulgação política, como “Escada Feliz: Mary Gouveia” e “Mary Gouveia: Prepare-se! Ela vem aí!”.

Com informações da assessoria

12 anos sem XICÃO XUKURU!


Nasceu na Tribo Xukuru no dia 23 de março de 1950, filho de um casal de índios: Cícero Pereira de Araújo e Quitéria Maria de Araújo.
Criado cuidadosamente pelos seus pais e querido por todos os seus familiares e parentes, crescendo no meio do seu povo e fazendo amizade.
Aos 18 anos saiu de sua aldeia para a cidade mais próxima de sua aldeia, Pesqueira, para servir o Exército Brasileiro. Passou um ano e depois voltou à sua aldeia. De volta à sua terra, encontrou a moça índia, Zenilda, por quem se apaixonou e desta paixão nasceu o amor verdadeiro. Se casou com ela.
No dia 3 de janeiro de 1970, depois de 5 anos de casado, o destino o levou a capital paulista, onde passou 3 anos trabalhando de motorista. Após estes 3 anos resolveu voltar à terra de origem, onde chegou a dar continuidade aos seus trabalhos para sobreviver, juntamente com sua esposa e 5 filhos. Depois nasceram mais 2 filhos.
Com o passar dos tempos foi escolhido, pela ciência do Pajé, como cacique. Foi feita uma reunião com as comunidades e todos o aceitaram como Cacique Geral da Tribo Xukuru. O Pajé, Chicão e vários índios, foram para o DR da FUNAI, em Garanhuns, para pedir um documento comprovando que a partir deste dia: 15 / 05 / 1989, passaria a ser o cacique do Tribo Xukuru.
A partir deste momento ele começou a fazer reuniões nas comunidades, e conversando com os índios (eles –meio cismados-) prestavam muita atenção. Pois Chicão explicava o que era ser índio e quais os direitos que tinham em benefício dos índios. Participou da Constituinte, em Brasília, em 1988, mesmo ainda não sendo cacique da tribo. A partir da sua participação na Constituinte a sua força aumentou dentro das comunidades.
Nesta época trabalhou conosco um casal do Cimi, Kiko e Ria. Foram eles que nos ensinaram a caminhar, pois nos viam parados na nossa aldeia, nós não sabíamos dos nossos direitos e nem sabíamos onde procurá-los. Aí, então, com a continuidade das reuniões nas aldeias, Chicão conseguiu unir os índios de todas as comunidades. Homens, Mulheres e meninos ficaram encorajados para lutar pelas suas terras e por tudo quanto nós temos direitos. Foi dançando o nosso Toré sagrado, o Pajé fazendo as pajelânças para que nossos antepassados nos ajudassem na nossa luta.
Um dia, Chicão voltando de uma viagem do Recife, no mês de setembro de 1990, junto com outros índios, passou o olhar pela aldeia Pedra D’Água, e a subida da Pedra do Rei de Ororubá. Veio no pensamento dele falar com o pajé e as comunidades para fazer uma retomada nesta aldeia, para preservar as matas que os brancos posseiros que, atualmente estavam morando, estavam desmatando. Aí era o lugar onde o Pajé vinha fazendo seus trabalhos religiosos, sempre sozinho, porque não era permitido aos índios fazerem seus rituais; esta área pertencia ao Estado e estava arrendada para esses posseiros que eram da Paraíba.
Então, ele conversou com o Pajé e este concordou. Fizeram reunião com alguns índios das comunidades, principalmente os mais velhos,. Todos concordaram. Então, no dia 5 de novembro de 1990 ocupamos a área Pedra D’Água, para cercar as matas. Depois de cercar as matas, resolveu-se ocupar toda a área. Reuniram-se com os posseiros para negociar, pois desocupando a área podiam procurar a FUNAI para receber suas indenizações.
Passamos 90 dias nesta ocupação com muitas famílias índias. Chicão ficou muito alegre em ver a união dos índios preservando suas florestas.
"Ficamos livres para dançar o nosso Toré, e fazer nossas orações para o Rei de Ororubá", assim falava o cacique Chicão.
A partir deste momento começou o ódio de todos os posseiros e fazendeiros contra o Chicão. Mas isso não intimidava Chicão, ele se sentia forte e encorajando os índios se sentia feliz.
Chicão, então pensou numa outra forma para dividir as tarefas de trabalho, começou a escolher em cada aldeia um representante. Assim os índios fizeram. Aí Chicão explicava para estas pessoas, que foram escolhidas pelas comunidades, qual era a sua função. Todos entendiam o que era ser um representante.
Depois Chicão pensou em formar uma Comissão Interna para dividir mais as tarefas. Fez outras reuniões e, juntamente com os representantes, escolheram 11 pessoas para assumir esta responsabilidade.
Foi assim que Chicão começou sua luta pela terra, pela sobrevivência, pela saúde e pela educação.
Mesmo com as ameaças que aumentavam dia a dia, ele não deixava de lutar, porque ele tinha um Dom dado pela Natureza.
Chicão fez sua viagem, para nunca mais voltar. Mas deixou seu exemplo de luta para todos os Xukurus. Os Xukurus tem ele na memória, com a fé espiritual que ele vive no meio do seu povo Xukuru, apesar da morte do grande líder.
A luta pelas nossas terras não vai parar, o nosso povo Xukuru tem que dar continuidade. Assim, como Chicão falava, "mesmo com a minha morte, a luta não vai parar".
Então, nós lideranças e representantes, junto com todas as comunidades, iremos enfrentar essa pesada luta, porque precisamos de nossas terras. Temos que continuar lutando pelos nossos direitos, pela nossa existência, pela saúde e educação; continuar com as nossas organizações. Nossa comunidade irá seguir o exemplo do cacique e guerreiro.
Cacique Chicão: sua luta para nosso povo Xukuru nos marcou muito, nos deixou um caminho aberto, para caminharmos e seguiremos em frente...!
Zenilda Maria de Araújo é esposa do Cacique Chicão.


DA REDAÇÃO COM MATERIA EXTRAIDA DO :


Espaço Cultural do Povo Xukurú do Ororubá

MPPE quer acabar com carros de som durante campanha eleitoral


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai tentar hoje um acordo com todos os partidos políticos para não fazerem uso de carros de som durante a campanha das eleições deste ano. Para isso, o coordenador do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Meio Ambiente e o promotor de Justiça André Silvani, reunem-se esta tarde com representantes de todos os partidos políticos. Segundo o pernambuco.com, o encontro acontece na sede das Promotorias da Capital, na avenida Visconde de Suassuna.

De acordo com o promotor de Justiça, a ideia é inicialmente tentar sensibilizar os partidos políticos de que este tipo de propaganda é invasiva e causadora de poluição sonora, prejudicando a saúde da população. Segundo ele, o tipo de propaganda é considerada inconstitucional, pois é imposta as pessoas, de forma que elas não podem escolher sisplesmente escolher não ouvir.

A reunião com os partidos políticos é o primeiro passo para tentar diminuir os transtornos que as campanhas políticas causam à população. Caso os candidatos continuem fazendo uso dos carros de som, o próximo passo do MPPE será recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Marta Freire é a nova defensora pública-geral do Estado


Marta Maria de Brito Alves Freire foi o nome escolhido pelo governador Eduardo Campos, entre os integrantes de uma lista tríplice, para o cargo de defensora pública-geral do Estado no biênio 2010/2011. Ela substituirá Tereza Joacy Gomes de Melo.

Marta Freire teve 128 votos. Os outros integrantes da lista foram Edmundo Antonio de Siqueira Campos Barros (126 votos) e a própria Tereza Joacy, que respondia pela instituição e recebeu 121 votos.

Instalada mediante a Lei Complementar Estadual nº 20 de 09/06/98 e regulamentada através do Decreto Estadual nº 26.127 de 17/11/2003, a Defensoria Pública é responsável pela orientação jurídica e defesa, em todos os graus, dos mais necessitados.

A pesqueirense FÁTIMA AMARAL MEIRA,faz parte da chapa vencedora no cargo de Secretária Geral da Defensoria Pública de Pernambuco,a nossa amiga FÁTIMA nossas congratulações e nossos mais sinceros votos de sucesso!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

CHARGE DO DIA

Com apoio do prefeito, Cadoca tem mais de 40% de intenções de voto em Arcoverde


Como havia sido previamente anunciado, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB) e seu secretário de Cultura, Albérico Pacheco, receberam jornalistas hoje no Recife para fazer o anúncio oficial da programação do São João, que é um dos maiores do Estado.

O deputado Cadoca (PSC) esteve presente ao evento porque será votado lá para a Câmara Federal pelo prefeito e seu grupo político (7 vereadores), em dobradinha com o ex-secretário municipal do governo, Júlio Cavalcanti (PTB), candidato a deputado estadual.

Durante o almoço, circulou a informação de que uma pesquisa do Instituto Plural mostra Cadoca com mais de 40% de intenções de voto naquele município quando é informado ao eleitor que ele (deputado) tem o apoio do atual prefeito.

Eduardo Campos já embarcou para Brasília para dar apoio a Dilma Rousseff


O governador Eduardo Campos viajou agora à tarde para Brasília para um compromisso de natureza política: oficializar o apoio do PSB à candidatura de Dilma Rousseff.

Todos os deputados, senadores, governadores, vice-governadores, prefeitos de capitais e presidentes de diretórios regionais foram convidados para este evento, que vai ser iniciado às 9 horas da manhã.

Na ocasião, sem a presença de sua segunda maior estrela, Ciro Gomes, o partido vai anunciar oficialmente que apoiará para presidente a candidata do PT.

A pedido do PT, TSE suspende inserções do DEM


O ministro Aldir Passarinho Junior, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou nesta quinta-feira o pedido do PT para suspender imediatamente a veiculação das duas inserções, que seriam reapresentadas nesta quinta-feira e nos próximos dias 22 e 25. De acordo com o pernambuco.com,a representação deverá passar ainda pela análise do plenário do tribunal.

Na ação, o PT afirma que o programa - veiculado no dia 18 de maio - teria ultrapassado "o direito salutar de crítica política", com propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra. Para os petistas, o programa buscava “alavancar a popularidade eleitoral” do tucano.

Apesar da decisão em favor do PT, o ministro concede ao DEM a opção de substituir as inserções suspensas por outras, além de um prazo de cinco dias para apresentar defesa no caso. De acordo com o ministro, as inserções, ancoradas pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), falam sobre o bom momento do país. Mas, em seguida, afirmam que a situação pode melhorar muito mais.

SÃO JOÃO DE ARCOVERDE BOTA PRA QUEBRAR!


Elba Ramalho, Gilberto Gil e Zé Ramalho comandam os três dias de abertura do São João da cidade de Arcoverde, localizada a 256 quilômetros do Recife, no Sertão de Pernambuco. Os shows acontecem nos dias 17, 18 e 19 de junho, respectivamente. A programação da festa junina do município foi divulgada na manhã desta quinta-feira (20) pelo prefeito da cidade, Zeca Cavalcanti. O investimento será de R$ 2 milhões.

Shows de rock, jazz, blues e gospel têm espaço garantido na programação, além dos tradicionais coco, forró, xote e baião. A cidade será tomada por dez polos, sendo o polo multicultural onde vão ocorrer os principais shows. O polo gastronômico tem destaque no local, e o polo de Diversão vai atrair as crianças com parque e jogos. Para este ano, o município escolheu o tema “São João dos Sertões”.

No total, serão 12 dias de festa, de 17 a 28 de junho, com shows distribuídos em 10 palcos montados nas principais ruas e em pontos turísticos da cidade. Estão previstas mais de 140 atrações artísticas e culturais. Com o fim da banda Cordel do Fogo Encantado, que tradicionalmente tocava na véspera do São João, a atração principal do dia 23 será o cantor Fagner.

Pela primeira vez, Arcoverde realizará um Festival de Quadrilhas. A expectativa é receber uma média de 700 mil pessoas.

Confira os polos

1 - POLO MULTICULTURAL (Praça da Bandeira)

2 - POLO VILA OLHO D’ÁGUA (Vila cenográfica e temática na Praça Winston Siqueira)

3 - POLO DE ARTE & CULTURA (A Palhoça das Artes na Praça Winston Siqueira)

4 - POLO PÉ DE SERRA (Palhoça do forró no Largo do Cecora)

5 - POLO GASTRONÔMICO (Largo Antonio Franklin Cordeiro)

6 - POLO ALTERNATIVO FORROCK (A tenda do rock e do som alternativo no Largo do Colégio Carlos Rios)

7 - POLO ALTERNATIVO RAÍZES DO COCO (Pólo da Fundarpe, no Alto do Cruzeiro)

8 - POLO ALTERNATIVO DA POESIA (Palhoça da Bodega da Poesia no São Cristóvão)

9 - POLO ALTERNATIVO FORRÓ GOSPEL (Ponto de encontro de evangélicos e simpatizantes na Rua Helena Rodrigues Porto).

10 - POLO DE DIVERSÃO (Largo do Cecora. Área para parque de diversão e jogos populares em geral).

Confira a Programação do Pólo Multicultural 17/06 - 5ª-feira
22h – Orquestra Sertão - Homenagem ao tema.
22h – Banda Clã Brasil
01h – ELBA RAMALHO

18/06 - 6ª-feira
22h – Arnaldo Farias – Tributo a Gonzagão
23h30 – GILBERTO GIL
01h – Gatinha Manhosa

19/06 – Sábado
23h – ZÉ RAMALHO
01h – Nando Cordel
03h – Banda Sabor de Café

20/06 – Domingo
22h – Mazinho de Arcoverde
23h30 – Banda Desejo de Menina
01h – Banda Magníficos

21/06 – 2ª-feira
22h – Banda Arrocha Morena
23h30 – Banda Pinga Fogo
01h – Cavaleiros do Forró

22/06 – 3ª-feira
22h – Banda Oásis
23h30 – Wagner Carvalho
01h – Forró dos Plays

23/06 – 4ª-feira
22h – Coco Raízes de Arcoverde - Performance
23h – Banda Fim de Feira
00h – FAGNER
03h – Vilões do Forró

24/06 – 5ª-feira
22h – Geraldinho Lins
23h30 – Paulinho Leite
01h – Mayara & Banda 737

25/06 – 6ª-feira
22h – Banda Capim Cubano
23h30 – Petrúcio Amorim

26/06 – Sábado
23h – GERALDO AZEVEDO
01h – Maciel Melo

27/06 - Domingo
22h – Eliane
23h30 – Fala Mansa
02h – Banda Garota Safada

28/06 – 2ª-feira
22h – Santana, o Cantador!
03h30 – Edu & Maraial
02h00 – Forró Saia Rodada

Se Serra não reagir em São Paulo, não tem a menor condição de ganhar de Dilma


Pesquisa do Vox Populi divulgada ontem à noite pela Rede Bandeirantes apontou José Serra com 41% das intenções de voto para presidente da República, ante 28% de Dilma Rousseff. No Rio, Dilma tem 35% e Serra 22%.

Dizem os especialistas em marketing político que Serra só ganha esta eleição se abrir pelo menos 20 pontos de vantagem sobre a candidata do PT nos quatro estados do Sudeste (SP, MG, RJ e ES).

Ocorre que ele está perdendo no Rio e no Espírito Santo e tem uma pequena vantagem em São Paulo e em Minas Gerais. Portanto, se não conseguir ampliar essa diferença, adeus! Porque no Norte e no Nordeste não há a menor possibilidade de Dilma perder a eleição para ele.

Mozart Valadares afirma que o ''Ficha Limpa'' não tem nada a ver com lei eleitoral




O juiz pernambucano Mozart Valadares, presidente da Associação Nacional dos Magistrados, declarou hoje em Brasília que o “Projeto Ficha Limpa” – caso seja sancionado pelo presidente da República – entrará em vigor, imediatamente, porque não se enquadra naquela hipótese prevista pela Constituição de que, para ter validade nas próximas eleições, teria que ter sido aprovado até 03/10/2009 (um ano de antecedência).

“Esta lei não mexe em absolutamente nada nas regras do processo eleitoral e deve entrar em vigor imediatamente”, disse ele, lembrando que a AMB assumiu posição de vanguarda nesta matéria quando, na campanha eleitoral de 2006, levantou o nome de todos os candidatos majoritários no país inteiro que tinham pendências na justiça.

A outra dúvida que remanesce em relação ao projeto é a seguinte: ele alcança os políticos que já têm condenação em segunda instância ou só começa a valer daqui para a frente? A última palavra será do Supremo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado pode investigar Efraim Moraes por fraude


O corregedor do Senado Federal, Romeu Tuma (PTB-SP), afirmou nesta quarta que poderá abrir uma investigação contra o senador Efraim Morais (DEM-PB). Reportagem do Jornal Nacional desta terça afirma que o democrata foi denunciado à Polícia Federal por suspeita de contratação de funcionários fantasmas.

A Polícia do Senado já abriu um processo de apuração e vai ouvir nesta quinta as duas irmãs que denunciaram estar registradas como funcionárias fantasmas no gabinete do senador. Tuma disse já ter procurado informações sobre o caso e destacou que poderá ser aberta uma investigação na Corregedoria caso a fraude seja confirmada.(Coluna de Cláudio Humberto)

OAB diz que Parlamento só funciona sob pressão



O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, comemorou nesta quarta-feira a aprovação pela CCJ do projeto contra candidatos com "ficha suja" nas eleições. De acordo com à Folha Online, Cavalcante afirmou que o projeto foi construído e votado a partir de uma pressão popular claramente legítima.

"O Parlamento deve funcionar sempre assim, sob pressão da sociedade. É importante que o Congresso seja a caixa de ressonância da sociedade e que os parlamentares tenham a satisfação de receber as pressões da sociedade e serem sensíveis a elas."

Para a OAB, a aprovação é uma vitória da ética na política brasileira. "A sociedade deu o seu recado: o Brasil não aguenta mais tanta impunidade e corrupção. A cidadania faz valer a sua vontade, de um Brasil ético, feito por políticos compromissados com as causas republicanas."

Cavalcante destacou que o projeto detém, de fato, artigos a serem modificados --o que deverá ser feito por meio de emendas. No entanto, para ele, mais importante é aprovar logo o texto para que ele possa valer já para as eleições deste ano.

Projeto contra ''ficha suja'' aprovado por unanimidade pelo Senado


O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto contra político com "ficha suja", que impede a candidatura de pessoas com problemas na Justiça. O texto, que recebeu voto favorável de todos os 76 senadores presentes, vai à sanção do presidente Lula e pode valer já para as eleições deste ano.

Tanto governistas como oposicionistas concordaram que a proposta não é "perfeita" nem "acabada", mas concordaram em votar o texto sem emendas porque ele "representa um passo importante na moralização da política do país". Se houvesse alteração, o projeto voltaria à Câmara, o que diminuiria as chances de entrar em vigor neste ano. (Folha Online

O projeto Ficha Limpa foi aprovado hoje pelo Senado. Os senadores levaram apenas uma semana na análise da proposta para dar tempo de entrar em vigor para as eleições de outubro. O projeto, de iniciativa popular, barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça.

Aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira passada, o texto foi aprovado nesta manhã pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na comissão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), concordou em retirar as emendas ao texto, evitando que ele sofresse alterações e precisasse de uma segunda rodada de votação pelos deputados.


À tarde, o vice-presidente da Casa, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), apresentou parecer autorizando a votação da proposta, apesar de a pauta estar trancada por quatro medidas provisórias e quatro projetos de lei do pré-sal. Esta tarde, por unanimidade, os 76 senadores presentes aprovaram o projeto, que segue para sanção presidencial.


Ainda há, porém, dúvidas sobre a validade do texto. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acredita que, se referendado pelo presidente Lula até 5 de junho, pode valer nas eleições de outubro. Os senadores apoiam este entendimento. A decisão final, no entanto, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Entre 20 e 30 senadores se inscreveram para discursar antes da aprovação do projeto. "Hoje, o Brasil começa a mudar. Hoje, o Brasil deixa de ser conhecido como o País da impunidade", disse Pedro Simon, do PMDB gaúcho.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CHARGE DO DIA

Ibope para o Senado: Maciel e Humberto empatam


Mendonça Filho, que contratou o Ibope, também anunciou o resultado da pesquisa para o Senado. Confira: Marco Maciel (DEM) é o primeiro com 51%; Humberto Costa (PT) vem em segundo com 49%; Armando Monteiro Neto com (PTB) 29% é o terceiro e Raul Jungmann (PPS) é o último com 13%.


O presidente do DEM de Pernambuco, Mendonça Filho, acabou de postar em seu twitter o resultado da pesquisa Ibope para governador. Nela, Eduardo Campos lidera com 55% contra 31% de Jarbas, uma diferença de 24 pontos, cinco a menos do resultado da Vox Populi.

Candidatura de Marco Maciel é a 'prioridade das prioridades' para o Democratas


O DEM começar a veicular hoje na TV as inserções de 30 segundos a que tem direito para divulgar o programa partidário.

O foco dos filmes será o senador Marco Maciel, que é candidato à reeleição e foi eleito pelo partido como a “prioridade das prioridades” no Brasil inteiro.

A veiculação começa hoje e se prolongará até a próxima quarta-feira. Marco, que disputa a quarta eleição para o Senado, vem conseguindo manter uma boa performance nas pesquisas na base da inércia. Não ataca e não xinga ninguém.

Apenas tem tido o cuidado de administrar o seu prestígio pessoal junto aos pernambucanos, aos quais vai pedir votos para se manter no Congresso Nacional.


Escrito por Inaldo Sampaio

Curtas

Cautela e caldo de galinha - Ao ser informado, ontem, que o prefeito de São Vicente Férrer, Pedro Augusto Pereira, do DEM, havia reafirmado apoio à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB), o presidente Democrata no Estado, Mendonça Filho, jogou a bola para o deputado Maviael Cavalcanti, apoiado pelo prefeito. Os mais apressados defenderam a expulsão do partido de imediato.

Futebol de salão - A sucessão estadual pode ser comparada a um jogo de futebol de salão, na visão do marqueteiro Marcelo Teixeira. Os goleiros são os vices, ainda indefinidos. Os dois zagueiros sãos os candidatos ao Senado. Jarbas já escalou um – Marco Maciel e aguarda o outro. Eduardo, nenhum. Já dois atacantes sãos os candidatos a governador e presidente. Jarbas ataca com Serra e Eduardo com Lula.

Razão da epidemia Vereador mais votado em Caruaru, o ex-prefeito Tony Gel (DEM) disse, ontem, que se houver uma epidemia de cólera no município, o principal responsável será o prefeito José Queiroz. “Ele escolheu o ex-vereador Gilberto de Dora como chefe do Departamento de Vetores, uma pessoa sem a menor qualificação”, afirmou.

De volta - O juiz José Francisco de Almeida ganhou, ontem, na justiça, o direito de reassumir a comarca de São José do Egito, de onde fora afastado há 30 dias diante de suspeitas de que sofria interferências permanentes em seu trabalho da esposa, que o ajudava como voluntária. Querido no município, a população comemorou bastante.
SAIU DA TOCA – João Paulo reapareceu, ontem, depois de um mergulho estratégico, mas longe do Recife. Fez uma visita ao prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), que encheu a bola do petista ao afirmar que copiou experiências no campo social.
VASSOURADA – Em Lagoa Grande, a Justiça Federal obrigou a prefeita Rose Garziera (PMDB) a demitir seu marido, o ex-prefeito Jorge Garziera, que ocupava o cargo de chefe-de-gabinete, mas que, na prática, mandava e desmandada na Prefeitura.

PMDB fará sua convenção no Dia dos Namorados


Coincidência ou não, a executiva nacional do PMDB oficializou hoje indicação de Michel Temer para ser o vice de Dilma Rousseff e marcou a sua convenção nacional para o dia 12 de junho (Dia dos Namorados).

Nesta convenção, será oficializada a aliança com o PT para a eleição presidencial. Temer não é lá essas coisas todas. Mas é uma das opções menos ruins do PMDB para fazer companhia à candidata do PT.

Ele teria dificuldade para renovar o mandato de deputado federal por SP e não tem sequer o comando do diretório do partido em seu estado. O mandachuva lá se chama Orestes Quércia, que é candidato a senador na chapa do tucano Geraldo Alckmin e deve perder a eleição.

Eduardo inaugura nesta quarta-feira uma Escola Técnica com o nome de seu pai


O governador Eduardo Campos desembarca no Aeroporto dos Guararapes às 20h20 desta terça-feira, procedente de Lisboa, em companhia da mulher, Renata, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, e do seu assessor de imprensa, jornalista Carlos Percol.

Após a assinatura do livro em que ficará documentado o recebimento do cargo das mãos do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Fernandes de Lemos, ele seguirá direto para a sua residência.

Nesta quarta-feira, às 10h da manhã, o governador cumpre o 1º compromisso do dia em Jaboatão dos Guararapes junto com o prefeito Elias Gomes (PSDB) e a deputada federal Ana Arraes: inauguração da Escola Técnica Estadual Maximiano Campos.

O nome da Escola não foi iniciativa de ninguém do governo e sim do deputado Eduardo Porto (PSDB), que foi vereador no município e foi votado lá em 2006 para a Assembleia Legislativa.

...

VISITAS

Contador de visitas
Powered by Zaza

Arquivo do blog